Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa entre hoje e quinta-feira nas cerimónias de comemoração dos 50 anos da Independência da Guiné-Bissau, a convite do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.
Segundo um comunicado do gabinete de comunicação do Governo, a visita ocorrerá hoje e quinta-feira, centrando nas cerimónias oficiais do evento, sendo que a cerimónia solene de comemoração do cinquentenário da independência e Dia das Forças Armadas será no dia 16, às 10:00.
A relação entre Cabo Verde e Guiné-Bissau é antiga e demarcada por razões históricas e culturais que determinaram no período pós-Independência uma cooperação estreita e abrangente, consubstanciada na identificação de ideais comuns e políticas de desenvolvimento aproximadas.
Neste sentido, salientou a presença de uma significativa comunidade cabo-verdiana na Guiné-Bissau, “bem integrada na sociedade local”, além de lembrar que a comunidade bissau-guineense constitui a maior população imigrante em Cabo Verde, representando cerca de 31% do total, o que corresponde a aproximadamente 14.347 cidadãos.
A Guiné-Bissau proclamou unilateralmente a sua independência a 24 de Setembro de 1973.
ET/CP
Inforpress/Fim