Primeiro-ministro garante que Cabo Verde está a acelerar esforços para se tornar numa “nação digital”

Lisboa, 05 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro garantiu hoje em Tallinn (Estónia) que Cabo Verde tem acelerado rapidamente os seus esforços no sentido de se tornar numa “nação digital” e que para isso quer criar parceria com esse país europeu.

Ulisses Correia e Silva deu essa garantia ao discursar na abertura da Cimeira Digital de Tallinn, evento anual organizado pelo governo da Estónia, que reúne líderes de nações digitalmente avançadas para discutir os desafios e oportunidades de um mundo interconectado.

“Há muito que ansiava visitar a Estónia, particularmente, devido à notável revolução digital que tão brilhantemente alcançou. Cabo Verde partilha, igualmente, o ambicioso objetivo de se tornar numa Nação Digital. Estamos acelerando rapidamente os nossos esforços em direção à essa visão. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para forjar uma forte parceria com a sua estimada nação”, afirmou o chefe do Governo.

Segundo Ulisses Correia e Silva, o arquipélago tem em vigor estratégias abrangentes e planos de acção para governação digital e governação aberta, estando “profundamente comprometido” em acelerar a transformação digital, o que beneficiará a democracia, governação, economia, bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável.

“Aguardo com expectativa um futuro brilhante de colaboração e amizade entre Cabo Verde e a Estónia”, disse, considerando que a tecnologia digital pode desempenhar “um papel fundamental” na construção de uma “democracia forte”, sendo que para tal depende muito da qualidade das instituições, que inspiram a confiança nos cidadãos.

Isso porque, na sua opinião, as ferramentas digitais facilitam o estabelecimento de sistemas eleitorais “confiáveis, fiáveis e credíveis”, explicando como Cabo Verde integrou o seu sistema eleitoral nas tecnologias de informação e comunicação.

“As ferramentas digitais ajudam a melhorar a transparência financeira e fiscal na administração pública, a combater a corrupção e a promover a prestação de contas. Na busca da transparência, em Cabo Verde, implementámos várias medidas. Estamos actualmente a desenvolver um Portal de Transparência”, indicou.

Ulisses Correia e Silva sublinhou que Cabo Verde está numa “jornada transformadora” em que a tecnologia digital serve como um acelerador em muitas áreas, apresentando a aspiração do País de se posicionar como “hub digital em África”.

Sob o tema “Reforço da democracia” a Cimeira Digital de Tallinn deste ano aborda tópicos como governação resiliente, reactiva e aberta, com o objectivo de construir democracias modernas e robustas.

Ulisses Correia e Silva está de visita oficial à Estónia até quinta-feira, 07, a convite da primeira-ministra Kaja Kallas, onde também irá participar, nos dias 06 e 07, na 8ª Cimeira Mundial da Parceria para uma Administração Aberta, com o tema o tema “Parcerias para a resiliência: reforçar as democracias no século XXI”.

Durante a visita, o primeiro-ministro, que está acompanhado pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, reúne-se também com a sua homóloga Kaja Kallas e o vice-CEO da OGP, Joe Powell, e deve efectuar ainda uma visita ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Tallinn.

DR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos