Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Primeiro-ministro e João Lourenço trocam impressões sobre preparação da cimeira da CPLP (c/áudio)

Espargos, 21 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o presidente de Angola, João Lourenço reuniram-se hoje, no Sal, durante uma escala do estadista angolano, a caminho de Nova Iorque, e trocaram impressões sobre a preparação da cimeira da CPLP.

Em declarações aos jornalistas, no final do tête-à-tête que aconteceu no final da tarde num dos hotéis da cidade de Santa Maria, Ulisses Correia e Silva disse que o assunto de conversa foi “essencialmente” sobre a preparação da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendado para meados de  Julho próximo, durante a qual Angola vai assumir a presidência.

“Nós desejamos muitos sucessos à presidência angolana e seguramente será. Depois falamos da situação actual que nós todos vivemos relativamente à pandemia da covid-19, tendo a mesma convicção de que se trata de um combate para vencer, em que estaremos todos engajados”, referiu.

Além destas matérias, Ulisses Correia e Silva disse que falaram, também, um pouco sobre a cooperação entre os dois países que, conforme sublinhou, tem um campo muito vasto de desenvolvimento.

“Aliás, na sequência da visita que fiz em 2018, assinamos um conjunto de protocolos que, infelizmente, pela situação da covid-19, tem sido difícil de concretizar, mas vamos retomar, há vontade de ambos os lados, particularmente no sector dos transportes aéreos”, enunciou.

“Para aproveitarmos bem as duas localizações, de Luanda na África do Sul e África Central, e Cabo Verde aqui na África Ocidental fazendo pontes entre a África, Europa e as Américas”, explicou, destacando o facto de o País contar com uma empresa angolana a operar no sector dos transportes aéreos, nos voos domésticos com a operadora Bestfly.

“Tem um campo de desenvolvimento interessante, e iremos discutir, quando for a Luanda participar na cimeira, ver como podemos retomar estas áreas de cooperação, particularmente a cooperação económica”, finalizou.

Ulisses Correia e Silva veio propositadamente ao Sal para receber o presidente angolano e aproveitou esta sua deslocação para se inteirar, também, da situação sanitária, tendo visitado os diferentes postos de vacinação, na ilha do Sal, durante a parte da manhã.

SC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos