Nova Sintra, Brava, 04 Mar (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inaugurou hoje o mercado de peixe em Nova Sintra que, segundo ele, vai permitir a comercialização do pescado em melhores condições sanitárias.
Ulisses Correia e Silva chamou a atenção para a diferença que existe entre o mercado de peixe outrora existente e o de agora que, na sua perspectiva, permite ao consumidor bravense adquirir produtos do mar com “melhor qualidade”.
Para o chefe do Governo, o novo mercado de peixe da Nova Sintra foi construído a marca da ilha Brava, que são as suas cores, o cinzento e o branco.
Por sua vez, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, disse que a pandemia de covid-19 veio a demonstrar que o mundo precisa de “reforçar a sua segurança sanitária”.
“As directivas de investimento no ambiente nos próximos anos priorizam a segurança sanitária”, precisou o ministro que também destacou a “beleza arquitectónica” dessa infra-estrutura que, conforme disse, “orgulha os bravenses e os cabo-verdianos em geral”.
No dizer do presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, a infra-estrutura ora inaugurada é mais um investimento realizado na ilha que vai contribuir para uma “maior segurança” das peixeiras em termos de higiene na comercialização do pescado, assim como os consumidores.
Em declarações à imprensa, o autarca local revelou que o novo mercado de peixe custou cerca de 8.500 contos, financiados pelo Fundo do Ambiente e pelo Fundo da Descentralização. Tem capacidade para acolher 15 peixeiras, mas este número pode atingir os 20.
MC/LC//HF
Inforpress/Fim