Primeiro-ministro aborda integração regional e o corredor marítimo Praia-Dakar-Abidjan com delegação do BAD

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – A integração regional e o corredor marítimo Praia-Dakar-Abidjan foram, de entre outros, temas de conversa com o primeiro-ministro e a delegação de administradores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no último dia da missão desta em Cabo Verde.

“Recebi a delegação de administradores do BAD – Banco Africano de Desenvolvimento, que realiza uma missão em Cabo Verde. Foi um bom momento para reconhecer o bom contributo que o BAD tem dado ao processo de desenvolvimento, através do financiamento de projectos estruturantes nos domínios da economia digital, transformação digital da administração pública, portos marítimos, energias renováveis, investimentos do sector privado, para além de apoio orçamental e respostas a situações de emergência como foi durante a fase mais difícil da pandemia”, escreveu o chefe do Governo numa das suas páginas oficiais.

Ulisses Correia e Silva recordou ainda que de 2019 a 2022, o BAD aprovou projectos no valor de 123 milhões de euros, cuja execução em curso e prevista terá “impactos importantes nos domínios dos portos”, para além dos investimentos no porto do Maio, a segunda fase do porto de Palmeiras, da competitividade do setor privado, da governação eletrónica e modernização da administração, a segunda fase do parque tecnológico, entre outros.

“A integração regional e o corredor maritimo Praia-Dakar-Abidjan, a expansão da indústria farmacêutica, produção de vacinas e posicionamento de Cabo Verde como um hub de saúde, o desenvolvimento da agricultura inteligente e o reforço do ecossistema de empreendedorismo jovem, foram assuntos tratados com especial interesse por parte do BAD e no quadro das prioridades de Cabo Verde”, acrescentou.

O BAD, como um Banco de Desenvolvimento, tem como missão acelerar o crescimento sustentável dos países membros e reduzir a pobreza. Conta com cerca de 80 países, sendo 54 africanos e 27 não regionais e de outros continentes.

Durante esta missão, a delegação tem se reunido com as autoridades nacionais, os parceiros de desenvolvimento, a sociedade civil, o sector privado. Aproveitam ainda para visitar os projectos financiados pela instituição. Entretanto, um dos pontos cruciais desta missão é a possibilidade de abertura de um escritório do BAD em Cabo Verde.

A missão que teve início na segunda-feira, terminou esta sexta-feira, 17. O grupo esteve também em visita à ilha do Fogo, com o objetivo de explorar o potencial agrícola.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos