Primeira dama promove “Semana da Inclusão” para sensibilizar sobre o tema em Cabo Verde

Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) – A primeira dama, Debora Carvalho, promove a partir desta segunda-feira a “Semana da Inclusão” para sensibilizar sobre a importância da inclusão social e a necessidade de aprimoramento das políticas publicas visando promover acções mais inclusivas em Cabo Verde.

De acordo com uma nota de imprensa, serão realizados um conjunto de actividades durante a semana com o objectivo de chamar a atenção e sensibilizar a sociedade civil cabo-verdiana, ONG, instituições e entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras sobre a problemática da inclusão social em Cabo Verde, máxime através dos sectores da educação, desporto e cultura.

Conforme a mesma fonte, a primeira dama Débora Katisa Carvalho pretende com esta iniciativa, colocar na agenda nacional um conjunto de questões que envolvem as famílias com crianças, adolescentes e adultos com deficiência.

A nota ressalta ainda que pretendem com o referido evento chamar a atenção para um melhor aprumo na definição e execução de políticas públicas na área da inclusão, além de aludir a uma maior sensibilidade da sociedade civil para a convivência e o respeito com/pela diferença, seja ela física, motora ou neurológica.

Do programa constam um conjunto de actividades, a destacar visitas a instituições que lidam com pessoas com deficiência, conversa aberta com mulheres invisuais, Fórum de inclusão subordinado ao tema “Quem Ama, Cuida e Inclui”, bem como a realização de “Um dia de Inclusão no Palácio do Presidente da República”.

Assim no dia 7 de Setembro, Débora Carvalho vai visitar a Associação Cabo-verdiana de Pessoas com Deficiência e a Associação de Promoção e Inclusão das Mulheres com Deficiência, sito no edifício do CENORF em Achada São Filipe.

O Fórum de Inclusão “Quem Ama, Cuida e Inclui” acontece na próxima quinta-feira, 8 de Setembro, às 09:00, na Sala Beijing do Palácio da Presidência e a semana culmina com “Um Dia de Inclusão no Palácio do Presidente” com momentos de jogos, actividades recreativas com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência, em parceria com algumas instituições que actuam na área de inclusão.

CM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos