Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Primeira cimeira de líderes da NATO com Joe Biden terá lugar a 14 de Junho em Bruxelas

Bruxelas, 22 Abr (Inforpress) – A cimeira de líderes da NATO, a primeira a contar com a participação do novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá lugar a 14 de Junho em Bruxelas, anunciou hoje o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg.

“Tenho o prazer de anunciar que a próxima cimeira de líderes da NATO irá ter lugar a 14 de Junho de 2021 em Bruxelas. Temos uma agenda substancial e virada para o futuro para fortalecer a nossa Aliança transatlântica e enfrentar os desafios de hoje e de amanhã”, lê-se numa mensagem publicada por Stoltenberg na sua conta oficial da rede social Twitter.

Segundo um comunicado publicado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), a reunião em questão servirá para abordar o processo de reflexão NATO 2030, que visa projectar o futuro da Aliança e desencadear uma revisão do seu conceito estratégico.

Os líderes deverão também debater as “acções agressivas da Rússia, a ameaça do terrorismo, os ciberataques, as tecnologias emergentes e disruptivas, o impacto na segurança das alterações climáticas e a ascensão da China”.

“Trata-se de uma oportunidade única para reforçar a NATO enquanto encarnação duradoura da ligação entre a Europa e a América do Norte”, frisa o comunicado da Aliança.

A cimeira de líderes da NATO era um acontecimento esperado por ser a primeira vez que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se irá reunir com os restantes chefes de Estado e de Governo da Aliança desde que tomou posse, a 20 de Janeiro.

A vinda de Joe Biden à Europa estava a ser planeada com minúcia, de maneira a conseguir articular a deslocação do Presidente com três cimeiras internacionais: além da cimeira da NATO hoje anunciada, terá também lugar, entre 11 e 13 de Junho, a cimeira do G7 na Cornualha, Reino Unido, e prevê-se que seja ainda anunciada uma cimeira UE-Estados Unidos, que deverá também contar com a presença do Presidente norte-americano.

Contrariamente ao seu predecessor, Donald Trump, Joe Biden tem sublinhado a importância das alianças para a sua administração, tendo mostrado o desejo de “reconstruir e restabelecer” as parcerias dos Estados Unidos, “a começar pela NATO”.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos