Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente sírio Bashar al-Assad toma posse para um quarto mandato

Damasco, 17 Jul (Inforpress) – O presidente sírio, Bashar al-Assad, tomou hoje posse para um quarto mandato, depois de, em 26 de Maio, ter vencido com 95,1% dos votos umas eleições presidenciais amplamente criticadas pelo Ocidente e pela oposição.

Em cerimónia realizada no palácio presidencial, em Damasco, Assad prestou juramento sobre a Constituição e o Corão, na presença de mais de 600 convidados, incluindo ministros, empresários, académicos e jornalistas.

No poder desde 2000, Assad afirmou que a eleição presidencial “provou a força da legitimidade popular concedida pelo povo ao Estado e desacreditou as declarações das autoridades ocidentais sobre a legitimidade do Estado, da Constituição e da pátria”.

Num país devastado por mais de 10 anos de uma guerra que matou quase meio milhão de pessoas, o presidente sírio apresentou-se como o homem da reconstrução, depois de ter conquistado, desde 2015, dois terços do território, com o apoio de Rússia e Irão.

A pressão económica e a deterioração da situação social na Síria continuam a acentuar-se, com o governo a aumentar, nas últimas semanas, os preços dos combustíveis, do pão, do açúcar e do arroz não subsidiados, enquanto os cortes de energia se agravaram e o racionamento chega a cerca de 20 horas por dia.

O triunfo nas eleições presidenciais de Bashar al-Assad é o segundo desde o início, em 2011, de uma guerra que envolve muitos beligerantes e potências estrangeiras, que deixou quase 500.000 mortos e deslocados e exilou vários milhões de pessoas.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos