Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente reeleito diz que o Irão escolheu a via do “entendimento com o mundo”

 

Teerão, 20 Mai (Inforpress) – O presidente do Irão, Hassan Rohani, reeleito para um segundo mandato de quatro anos, considerou hoje que os iranianos escolheram a via do “entendimento com o mundo” e recusaram um regresso a um passado de isolamento internacional.

“A mensagem do nosso povo foi claramente expressada”, disse, numa intervenção transmitida pela televisão, Hassan Rohani, reeleito na sexta-feira à primeira volta com 57% dos votos.

Rohani, um clérigo moderado, conseguiu quebrar o isolamento do país e foi sob a sua gestão que, em 2015, o Irão concluiu um acordo nuclear com as potências internacionais.

“O povo iraniano escolheu a via do entendimento com o mundo, longe do extremismo. Quer viver em paz e amizade com o resto do mundo, mas não aceita a ameaça e a humilhação. É a principal mensagem que quer que o mundo ouça”, afirmou.

Com o seu voto, o povo iraniano “declarou aos países vizinhos e a toda a região que o caminho para a segurança é o reforço da democracia, e não o apoio de potências estrangeiras”, acrescentou.

Numa alusão aos conservadores, sem, contudo, nomear o seu principal adversário, Ebrahim Raissi, o presidente afirmou que os iranianos “disseram não aos que queriam voltar para trás”.

Rohani apresentou-se como presidente de “todos os iranianos”.

Apoiado na campanha por destacadas personalidades reformadoras, Rohani agradeceu nesta intervenção o apelo ao voto na sua candidatura feito pelo ex-presidente Mohammad Khatami.

Lusa/Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos