Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente Michel Temer convoca militares para garantir segurança em Brasília

 

Brasília, 24 Mai (Inforpress) – O ministro da Defesa brasileiro Raul Jungmann, anunciou hoje que o Presidente Michel Temer decretou a “acção de garantia da lei e da ordem” na Esplanada dos Ministérios onde se registaram violentos confrontos entre polícias e manifestantes.

Segundo o ministro, as tropas federais passarão a reforçar a segurança no local, onde os edifícios estavam a ser evacuados por ordem do Governo.

Raul Jungmann afirmou que o chefe de Estado brasileiro considera “inaceitáveis” os desacatos e o “descontrole” registados no protesto.

“Ele [Michel Temer] não permitirá que actos como este venham a turbar um processo que se desenvolve de forma democrática e com respeito as instituições”, acrescentou.

Durante a tarde, imagens transmitidas pela televisão mostram que foram destruídas as fachadas dos ministérios de Minas e Energia, dos Transportes, da Agricultura, do Meio Ambiente da Cultura e do Planeamento.

A manifestação começou pacífica, mas rapidamente degenerou em violência cerca das 13:30 locais (15:30 em Lisboa), quando os manifestantes tentaram aproximar-se do Congresso.

Os organizadores do protesto, as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), reivindicam que a presença de pelo menos 150 mil pessoas.

A manifestação visava inicialmente protestar contra reformas liberais promovidas pelo Governo, mas nos últimos dias o pretexto passou também a ser a destituição de Michel Temer e a realização de eleições directas no país.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos