Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Décio Lima, considerou hoje que não há outro caminho para gerar emprego em Cabo Verde senão impulsionar o espírito empreendedor do seu povo.
Esta consideração foi feita no âmbito da conferência Internacional sobre “Formação, Formalização e Financiamento Empresarial” organizada pela Pró Empresa e a Câmara de Comércio de Sotavento, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Conforme afirmou, Cabo Verde e Brasil são iguais porque os dois povos foram marcados por uma profunda resiliência, daí defender que precisam justamente impulsionar esse espírito empreendedor produzido pela criatividade da economia local.
“No Brasil e aqui temos de levantar bem cedo e dar um jeito na vida, temos de sobreviver e isso produz uma extraordinária criatividade neste momento que estamos passando por uma revolução no próprio sistema capitalista que são os processos de inovação”, sustentou.
Décio Lima disse acreditar que Cabo Verde passou a despertar essa pujança da “economia pulverizada” dentro da sua riqueza natural, na área de serviços, do comércio, da captura de pescado, da própria produção que a natureza lhe oferece, para fazer desse ambiente um processo de geração de renda e empregos.
Mas para isso, segundo o presidente do Sebrae, é preciso, primeiro, definir conceitos através de uma política económica construída na inovação, na sustentabilidade, tendo alertado que há muita inteligência nas ruas, nas praças, nos bairros, nas regiões, principalmente aqui, neste “grande arquipélago”.
“E os pequenos negócios precisam ter um olhar, estamos muito felizes de ver aqui uma entidade que tem menos de quatro anos, a Pró-Empresa, porque este é o caminho com certeza de resolver o défice de empregos”, disse, acrescentando que este é o caminho para se ter uma sociedade saudável e inclusiva.
Assegurou que o Sebrae está aqui para construir uma parceria com a sua congénere cabo-verdiana, a Pró-Empresa e ajudar em tudo o que for necessário através da experiência do empreendedorismo brasileiro e, juntos, conseguirem a inclusão económica.
ET/HF
Inforpress/Fim