Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente do PAICV participa na conferência “Women in Leadership” a decorrer em Portugal

 

Cidade da Praia, 04 Jul (Inforpress) – A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, participa sexta-feira, 07, em Portugal, na conferência “Women in Leadership” (mulheres na liderança), em que dissertará sobre o tema “Mulheres na liderança, através da lente do sector público”.

O evento, organizado pela Associação das Mulheres Embaixadoras (AWA), é, segundo Janira Hopffer Almada, em declarações a RCV, uma oportunidade para falar dos desafios, que ainda existem no desempenho das mulheres nos cargos.

“Já pude sentir isso de forma muito clara pelas funções que já desempenhei e desempenho, mas a minha dissecação vai ser concertada, sobretudo, nas perspectivas que possam existir no futuro para reforçar o papel da mulher, não numa óptica de beneficiar, mas sim de garantir igualdade e oportunidade para o desempenho de funções”, disse.

Para a dirigente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), essa função deve ser desempenhada com muita “entrega e empenho” onde o interesse do país deve estar sempre em “primeiro lugar”.

Apesar desses desafios, realça Janira Hopffer Almada, as mulheres têm desempenhado cargos em diversos sectores, particularmente, na política onde admite a necessidade de se aumentar o número de mulheres “nesse espaço de difícil acesso”.

Para além de participar na conferência a presidente do PAICV, considera esta viajem como uma oportunidade para reunir-se com o presidente do líder parlamentar do partido socialista, Carlos César, e com o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes.

“Estarei, também, em contacto com as estruturas do partido em Portugal e França, um pouco na perspectiva de poder acompanhar e auscultar, pois, o PAICV enquanto partido na oposição com representação parlamentar tem de representar, sempre, o melhor possível o povo”, afirma.

Para que haja essa representação, defende que é preciso haver um permanente contacto e auscultação para que a representações, seja cada vez “mais efectiva, de forma responsável” e, sobretudo, “com dados e factos”.

Janira Hopffer Almada será uma das conferencistas no primeiro painel, subordinado ao tema “Mulheres na liderança, através da lente do sector público” e os demais sob o mesmo título genérico, mas com enfoque no sector privado e na Comunicação Social.

O painel, que contará também com as comunicações de Ivanna Klympush-Tsintsadze, vice-primeira-ministra da Integração Europeia; Simonica Miculescu, chefe do Escritório das Nações Unidas, em Belgrado; e Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu, que abordarão o papel das mulheres nos sectores públicos.

 

A conferência é organizada pela AWA, grupo de mulheres chefes de missões diplomáticas em Portugal, engajada na acessão da igualdade de género e na promoção da agenda de empoderamento das mulheres.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos