Presidente do PAICV participa na conferência “Women in Leadership” a decorrer em Portugal

 

Cidade da Praia, 04 Jul (Inforpress) – A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, participa sexta-feira, 07, em Portugal, na conferência “Women in Leadership” (mulheres na liderança), em que dissertará sobre o tema “Mulheres na liderança, através da lente do sector público”.

O evento, organizado pela Associação das Mulheres Embaixadoras (AWA), é, segundo Janira Hopffer Almada, em declarações a RCV, uma oportunidade para falar dos desafios, que ainda existem no desempenho das mulheres nos cargos.

“Já pude sentir isso de forma muito clara pelas funções que já desempenhei e desempenho, mas a minha dissecação vai ser concertada, sobretudo, nas perspectivas que possam existir no futuro para reforçar o papel da mulher, não numa óptica de beneficiar, mas sim de garantir igualdade e oportunidade para o desempenho de funções”, disse.

Para a dirigente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), essa função deve ser desempenhada com muita “entrega e empenho” onde o interesse do país deve estar sempre em “primeiro lugar”.

Apesar desses desafios, realça Janira Hopffer Almada, as mulheres têm desempenhado cargos em diversos sectores, particularmente, na política onde admite a necessidade de se aumentar o número de mulheres “nesse espaço de difícil acesso”.

Para além de participar na conferência a presidente do PAICV, considera esta viajem como uma oportunidade para reunir-se com o presidente do líder parlamentar do partido socialista, Carlos César, e com o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Pedro Santana Lopes.

“Estarei, também, em contacto com as estruturas do partido em Portugal e França, um pouco na perspectiva de poder acompanhar e auscultar, pois, o PAICV enquanto partido na oposição com representação parlamentar tem de representar, sempre, o melhor possível o povo”, afirma.

Para que haja essa representação, defende que é preciso haver um permanente contacto e auscultação para que a representações, seja cada vez “mais efectiva, de forma responsável” e, sobretudo, “com dados e factos”.

Janira Hopffer Almada será uma das conferencistas no primeiro painel, subordinado ao tema “Mulheres na liderança, através da lente do sector público” e os demais sob o mesmo título genérico, mas com enfoque no sector privado e na Comunicação Social.

O painel, que contará também com as comunicações de Ivanna Klympush-Tsintsadze, vice-primeira-ministra da Integração Europeia; Simonica Miculescu, chefe do Escritório das Nações Unidas, em Belgrado; e Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu, que abordarão o papel das mulheres nos sectores públicos.

 

A conferência é organizada pela AWA, grupo de mulheres chefes de missões diplomáticas em Portugal, engajada na acessão da igualdade de género e na promoção da agenda de empoderamento das mulheres.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos