Presidente do INSA lança desafio para realização de congresso sobre saúde entre Portugal e Cabo Verde em 2022

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – O presidente do Insa lançou hoje, um desafio aos ministros da Saúde de Cabo Verde e de Portugal no sentido de realizarem, em 2022, um Congresso de Saúde entre os dois países para discutir o sector.

Fernando Almeida falava na cerimónia de abertura do IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para os Países de Língua Portuguesa que decorre, na Cidade da Praia, de 17 a 18 de Junho sob o lema “laboratórios da CPLP na melhoria da qualidade laboratorial”.

“Que fosse um congresso de saúde para, sobretudo, aprendermos lições que podemos observar com a pandemia”, disse o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa) agradecendo a distinção com a qual o Ministério da Saúde lhe galardoou como reconhecimento da sua cooperação com Cabo Verde.

Por sua vez, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Mendonça, congratulou-se com o facto de Cabo Verde ter organizado o congresso que deveria ter acontecido em 2019, mas que, devido à covid-19, acabou por acontecer em 2021.

“A realização do congresso em Cabo Verde vai reforçar o papel do Instituto Nacional da Saúde Pública, mas também as parcerias com os laboratórios e institutos da comunidade de língua portuguesa”, afirmou.

O IV Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para os Países de Língua Portuguesa decorre em formato presencial e online, tem como objectivo contribuir para a harmonização de procedimentos e metodologias de controlo da qualidade na área do diagnóstico laboratorial.

PC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos