Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – O presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) considerou hoje “desafio vencido” o quinto encontro nacional dos vereadores do Desporto e da Juventude, comprovando assim a capacidade da ilha Brava em acolher eventos de cariz nacional.
José Eduardo dos Santos teceu esta consideração em balanço aos jornalistas no âmbito do encerramento do fórum que reuniu durante dois dias, 5 e 6, na cidade de Nova Sintra, os principais actores e especialistas da área.
“No encontro nacional de vereadores, nosso quinto encontro, conseguimos de facto cumprir a agenda, chegar a um alinhamento entre os programas nacionais para a juventude e desporto das autarquias” explicou, avançando que foram apresentadas diversas propostas dos jovens, que avaliaram de forma positiva o evento.
“Aqui no fórum sentimos hoje neste encerramento pela satisfação dos jovens e pelo feedback que foi dado pelo engajamento dos jovens nestes dois dias, no questionamento, na apresentação de propostas para políticas públicas da área da juventude dentro daquilo que foi proposto que era discutir e analisar as oportunidades no âmbito do turismo sustentável, portanto pareceu nos que o desafio foi bem concretizado e vencido” destacou.
Para o presidente do IDJ, o sentimento é de “satisfação” por ter materializado dois eventos em simultâneo com características distintas na ilha e que fazem parte das estratégias de desenvolvimento de políticas nos sectores prioritários do programa do Governo.
Os vereadores do Desporto e da Juventude de vários municípios do país estiveram reunidos na Escola Secundária Eugénio Tavares, na ilha Brava, para socializar os projectos nas áreas e delinear as políticas e estratégias tendo em conta a construção de um desporto mais desenvolvido e inclusivo
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de analisar e debater sobre os programas em cursos, nomeadamente fóruns regionais e nacional 2024, o Programa de Financiamento de Associações Juvenis (Profaj), MobiJovem e Bolsa Atleta.
De entre outros assuntos, analisou-se o alinhamento institucional entre as câmaras municipais e o IDJ, as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a actividade física, o procedimento concursal da iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude (CCCJ) e dos fóruns da juventude 2024.
Foi socializado também o resultado do I Recenseamento Geral do Desporto e com apreciação final do regulamento técnico para concessão e edificação de infraestruturas desportivas.
LT/AA
Inforpress/Fim