Presidente do Governo dos Açores com vontade política de reforçar relações com Cabo Verde

Ponta Delgada, Açores, 29 Abr (Inforpress) – O presidente do Governo Regional dos Açores manifestou hoje “vontade política” de manter e reforçar as relações da região com Cabo Verde, sob uma perspectiva de um “desenvolvimento sustentável e respeitador da natureza”.

“Queremos manter esta via aberta, também tendo em vista o futuro, por exemplo, através do papel do mar nas alterações climáticas ou na instalação de meios de vigilância meteorológica. Serão colaborações arquipelágicas enquadradas numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e respeitador da nossa natureza, em todo o território, incluindo o marítimo e espacial”, defendeu José Manuel Bolieiro.

O chefe do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM falava aos jornalistas depois de ter recebido, em audiência no Palácio de Sant’ Ana, o ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva.

Bolieiro destacou a “enorme proximidade e identidade” entre os Açores e Cabo Verde, transmitindo “segurança institucional quanto à vontade política de manter e reforçar relações” com aquele território.

Renovar “oportunidades de relacionamento” é outro dos objectivos do presidente do Governo Regional, que destacou o recente “intercâmbio de formação na área das hortícolas” realizado entre os Açores e Cabo Verde.

O ministro da Agricultura daquele país destacou também os “pontos em comum” com os Açores, nomeadamente a “vivência dos desafios da insularidade”.

Continuar com as actuais cooperações na área da agricultura, a par de “transferir experiências” e “estreitar relações” foram os objectivos enumerados pelo governante.

Antes da audiência, Bolieiro e Gilberto Silva presidiram à entrega do diploma de certificação de ‘Welfare Quality’ ao Matadouro de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos