Cidade da Praia, 20 Mai (Inforpress) – O Presidente do Gana prometeu hoje intervir junto dos serviços da embaixada e dos Negócios Estrangeiros de Accra para facilitar o processo de aquisição do passaporte e diminuir o preço do cartão aos ganeses residentes em Cabo Verde.
Nana Addo Dankwa fez essa promessa durante um encontro esta tarde com a comunidade ganesa radicada na Cidade da Praia, após ter auscultado uma série de reivindicações dos seus concidadãos no âmbito da sua visita oficial a Cabo Verde.
O chefe de Estado do Gana felicitou também os compatriotas pela “rápida adaptação” de todos quantos escolheram este arquipélago para a emigração.
Nana Addo Dankwa disse, igualmente, estar a trabalhar no sentido de fortalecer a amizade entre os países integrantes da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e, particularmente entre Cabo Verde e Gana, pelo que exortou os seus cidadãos a tudo fazer para reforçar as trocas comerciais entre os dois Estados marcados pela sua “reconhecida democracia no continente”.
Enquanto presidente da Associação dos Ganeses Radicados em Cabo Verde, Alexander Yaw N’Krumah, classificou o encontro de “muito importante” para a melhoria das condições de vida dos ganeses, alegando que a Embaixada do Gana, radicada em Dakar, já tem “luz verde” para abrir os caminhos para melhorar a sua relação diplomática com os seus conterrâneos.
À imprensa, Yaw N´Krumah explicou que o processo para a aquisição do passaporte tradicional é aparentemente menos moroso e mais fácil, mas que para a confecção do passaporte electrónico o titular terá de se deslocar ao Gana.
N’Krumah acredita que nos próximos tempos, “não muito longínquo”, tal documento poderá ser confeccionado na Cidade da Praia.
Disse tratar-se de um procedimento que tem sido prática corrente em alguns países da CEDEAO, como Senegal, Guiné Conacri e Nigéria, pelo que saíram do encontro “muito felizes” e com outras expectativas, nesta primeira visita de um chefe de Estado ganês a Cabo Verde em mais de 20 anos.
SR/CP
Inforpress/Fim