Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente do COC distinguida em Argélia com Medalha da Ordem Olímpica Africana

Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, foi distinguida hoje em Argel, Argélia, com a Medalha da Ordem Olímpica Africana, informou hoje a instituição.

Esta distinção, segundo a mesma fonte, acontece no âmbito da Assembleia Geral da Associação de Comité Olímpicos Africano (ACNOA), que decorre naquele país africano, em paralelo aos Jogos Africanos da Juventude, evento que se realiza de 18 a 28 deste mês.

“Um grande reconhecimento para o país que tem sido sempre referenciado pelo trabalho desenvolvido em prol do Olimpismo no Continente Africano”, refere um comunicado da instituição olímpica cabo-verdiana.

A mesma fonte ressalta os “grandes ganhos” alcançados pela presidência de Filomena Fortes, nomeadamente a recepção de eventos desportivos internacionais, divulgação dos valores olímpicos na sociedade, assim como a “boa governação e transparência” junto aos organismos internacionais.

A atribuição deste prémio coincide com o dia em que o Comité Olímpico Cabo-verdiano, completa 29 anos da sua fundação, a 17 de Julho de 1989.

Uma delegação cabo-verdiana encontra-se na Argélia, para participar nos III Jogos Africanos da Juventude.

O país faz-se representar nas modalidades de andebol (14 atletas), atletismo (cinco), taekwondo (um) e karaté (cinco), num total de 25 atletas, acompanhados por seis treinadores, quatro médicos e fisioterapeutas e dois árbitros de karaté.

O COC é uma organização pertencente ao Movimento Olímpico, devidamente representada e sujeita às disposições da Carta Olímpica e ao Código Anti-Dopagem e sob a jurisdição do Comité Olímpico Internacional (COI).

Tem como missão promover a paz e a integração da mulher no desporto e como compromisso apoiar   e incentivar a ética desportiva, lutar contra a dopagem e a resolução de problemas ambientais.

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos