Presidente de São Tomé e Príncipe determinado na implementação da Reforma da Justiça à luz da Constituição

Cidade da Praia, 13 Mar. (Inforpress) – O Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe prometeu hoje intensificar os trabalhos para a Reforma da Justiça, visando a estabilidade do país, para que os ideais da democracia sejam salvaguardados, enquanto poderes instituídos pela Constituição.

Carlos Vila Nova fez esta promessa à imprensa em Cabo Verde, durante a sua visita ao seu homólogo cabo-verdiano, tendo prometido tudo fazer, neste mandato de quatro anos, para corrigir os erros dos poderes, para que imbuídos das suas competências, mesmo sem serem executivas, vencer os novos desafios, designadamente introduzir as reformas necessárias.

Recordando que a reforma do sistema da justiça foi o lema de um dos temas principais da sua campanha presidencial neste país do equador, prognosticou “que vai ser muito importante para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe”, porque considera determinante viver-se com a cultura do rigor e da melhor gestão da coisa pública.

“Não se pode atentar contra tudo e contra todos e contra os bens públicos ou não. E é preciso que as susceptibilidades não firam o profissionalismo, portanto as inspecções judiciais têm que ser feitas, a responsabilização dos juízes, magistrados e funcionários tem que ser feita. Os segredos da justiça têm que ser mantidos. O Estado não se dirige na rua”, recomendou.

Neste capítulo, revelou que já convocou para 29 do corrente mais uma reunião do alto nível para São Tomé Príncipe debater, uma vez mais, os avanços registados, no sentido de perspectivar as acções dos próximos anos para empreender no âmbito da modernização da justiça que está em curso.

Carlos Vila Nova encontra-se em Cabo Verde para uma visita de Estado de quatro dias iniciada neste domingo.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos