Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República em Angola de 09 a 12 de Janeiro na sua primeira visita de Estado ao estrangeiro

Cidade da Praia, 07 Jan (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, inicia este domingo, 09 de Janeiro uma visita de três dias à Angola, naquilo que é a sua primeira visita de Estado a um país estrangeiro.

De acordo com uma nota de imprensa, esta visita, que arranca precisamente no dia em que José Maria Neves completa dois meses de posse, é resposta a um convite efectuado pelo Presidente angolano, João Lourenço, que esteve na cerimónia de sua posse realizada a 09 de Novembro.

De acordo com o programa da visita, José Maria Neves manterá um encontro com o seu homólogo angolano na segunda-feira, 10 de Janeiro, pelas 11:00, no Palácio Presidencial, seguido de uma declaração conjunta à imprensa.

José Maria Neves será também acolhido ainda na Assembleia Nacional de Angola, numa Sessão Plenária Extraordinária em alusão à visita do Chefe de Estado cabo-verdiano, a ser realizada na tarde do mesmo dia.

A mesma fonte adianta ainda que durante a sua estada em Angola, o mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana terá, ainda, um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país, além de visitas ao Campus Universitário Dr. António Agostinho Neto e à Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas.

Nesta sua primeira visita de Estado, José Maria Neves vai estar acompanhado da ministra de Estado da Defesa Nacional e Coesão Territorial, Janine Lélis, e pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira.

A comitiva será ainda integrada pelos representantes de dois dos três partidos políticos com assento parlamentar, designadamente o PAICV e o MpD, já que a UCID apesar do convite não poderá estar presente nessa missão.

O Chefe de Estado levará ainda na delegação representantes da classe empresarial na região de Barlavento e de Sotavento para cumprimentos de agenda económica.

A Presidência da República acredita que com esta deslocação de “elevada importância” os Chefes de Estado de Cabo Verde e Angola estarão a dar um novo impulso às relações, ao mais alto nível, entre os dois países irmãos com “largo histórico de cooperação”.

“A visita promove, ainda, a aproximação entre as classes empresariais de Cabo Verde e de Angola, que se revela um importante parceiro estratégico de Cabo Verde, tanto a nível bilateral, como a nível dos PALOP e da CPLP”, refere a nota de imprensa.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos