Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente de Moçambique e líder da Renamo reuniram-se para abordar processo de paz

 

Maputo, 06 Ago (Inforpress) – O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, reuniram-se hoje para discutirem os próximos passos do processo de paz, refere um comunicado divulgado pela presidência moçambicana.

O encontro decorreu na Gorongosa, província de Sofala, e nele Jacinto Nyusi e Afonso Dhlakama “discutiram e acordaram sobre os próximos passos no Processo da Paz, que esperam que seja concluído até finais do ano”.

O comunicado precisa ainda que os dois responsáveis “acordaram que iriam manter o seu diálogo e acompanhar de perto o trabalho das duas comissões, visando um novo encontro, em breve, para preparar os passos finais”.

O texto do gabinete de imprensa da presidência de Moçambique foi enviado à agência Lusa, acompanhados com fotos de Nyusi e Dhlakama durante o encontro.

Moçambique assiste, desde maio, a uma trégua por tempo indeterminado, na sequência de contactos, em Dezembro, entre o Presidente moçambicano e o líder da Renamo.

Paralelamente a esta trégua, o Governo e a Renamo estão em negociações em torno da descentralização do Estado, despartidarização das forças de defesa e o desarmamento do braço militar do principal partido da oposição em Moçambique.

Entre 2015 e Dezembro do ano passado, o país voltou a ser palco de confrontos na sequência da recusa do principal partido da oposição em aceitar a derrota nas eleições gerais de 2014, acusando o partido no poder [a Frelimo] de fraude no escrutínio.

A vaga de violência incluiu ataques a alvos civis que o Governo atribuiu à Renamo e assassínios de membros dos dois partidos.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos