Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da AJOC alerta para o perigo do uso da internet no jornalismo digital

 

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – A presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) afirmou hoje que a Internet veio trazer uma ”outra qualidade” aos meios de comunicação, mas que é preciso estar atento, uma vez que encerra perigos.

Esta declaração foi feita hoje à imprensa por Carla Lima, na Cidade da Praia, à margem de uma conferência subordinada ao tema “Liberdade de imprensa, independência e censura na era digital”, na qual marcaram presença entidades como o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e professor e conferencista português Mário Mesquita.

“A Internet, sem dúvida nenhuma, veio trazer uma outra qualidade e rapidez à comunicação,  para os quais precisamos estar atentos”, alertou, precisando que esses perigos residem na “censura”, na “descredibilização” das informações não confirmadas, nas notícias falsas e nos rumores que são disseminados como se fossem jornalismo.

Adiantou ainda que é preciso “olhar” para a internet não com “desconfiança”, mas com “algum cuidado” procurando analisar os “perigos” e os “riscos” que ela insere.

O professor e conferencista, Mário Mesquita, por seu lado, considerou que a era digital e as novas tecnologias no jornalismo fizeram aparecer fenómenos positivos, nomeadamente a relação entre a televisão/telespectador e jornalista/leitor.

Para Mesquita, com essas inovações, o jornalista já “não fica sozinho em campo”, o que traz “lados positivos”, bem como “negativos”, que tem que ver, apontou, com boatos, falsas informações e “fake news”, entre outros.

Para além da conferência, realizada na manhã de hoje no âmbito da Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, será ainda hoje anunciado os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo, e, no dia 05, sucede um jantar convívio, e no dia 14 de Maio, a corrida da liberdade de imprensa.

AF/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos