Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da UFOA classifica acolhimento do Chefe de Estado como demonstração da dimensão que Cabo Verde dá ao futebol

Cidade da Praia, 22 Jan. (Inforpress) – O presidente da UFOA manifestou-se hoje “honrado” com a visita de cortesia efectuada por uma delegação desta região africana ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, considerando que isto demonstra a dimensão que Cabo Verde dá ao mundo do futebol.

Antoine Soure, que é também presidente da Federação de Futebol da Costa do Marfim, disse à imprensa que,  apesar de ser a sua primeira visita ao arquipélago, notou que esta atitude do Chefe de Estado cabo-verdiano revela a atenção que tem para com a África e com o seu futebol.

O líder da UFOA disse, por outro lado, que conhece bem Cabo Verde, alegando que desde a sua juventude, tem estudado a história política e desportiva deste país.

“O que nos impressiona é que Cabo Verde é um grande país. Estamos contentes e orgulhosos por realizar amanhã esta assembleia-geral da UFOA, com o patrocínio da Cidade da Praia e das instituições desportivas, o que vai ser determinante para o futebol em África, uma vez que vamos discutir e traçar estratégias para o futuro do futebol africano”, asseverou.

Quanto ao nível do futebol que se pratica entre os países integrantes da União do Futebol Oeste Africano(UFOA), Antoine Soure disse que, apesar das restrições impostas pela pandemia da covid-19, tem havido competições longe do grande público, com estádios vazios, e que assim como o resto do mundo, a região vai adaptar-se à nova realidade mundial.

Manifestou, contudo, a sua tristeza pelas realizações do futebol sem público, mas disse entender que preservar a saúde pública está acima de tudo, quanto mais não seja uma doença tão contagiosa e de rápida propagação.

A assembleia-geral da UFOA realiza-se este sábado num dos hotéis da capital cabo-verdiana e vai contar com a presença de todos os presidentes das federações dos nove estados membros da zona UFOA, designadamente, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné Conacri, Libéria, Mali, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa.

Para além dos presidentes e respectivos secretários-gerais, estão confirmadas as presenças do presidente interino da Confederação Africana de Futebol (CAF), Oumari Constant, e do director de Desenvolvimento da FIFA, Verón Mosengo.

Da agenda dos trabalhos constam, entre outros assuntos, a reunião do Comité Executivo da UFOA, sessão do trabalho do manager licenciamento dos clubes da CAF, Muhammad Sidat, com os secretários-gerais, a aprovação da acta da última assembleia-geral, e o orçamento de funcionamento para 2021.

A apreciação do relatório de actividades de 2020, o plano estratégico 2020/2023 e o programa de actividades para 2021 constituem ainda pontos deste programa.

Presidida por Antoine Souare, da Guiné Conacri, a UFOA tem o cabo-verdiano Gerson Melo no papel de director executivo.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos