Presidente da Ucrânia agradece Cabo Verde pelo seu posicionamento relativamente à invasão russa

Cidade da Praia, 30 Mai (Inforpress) – O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje Cabo Verde pelo seu “posicionamento claro” relativamente à invasão russa na Ucrânia, através de um telefonema ao seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.

A informação foi confirmada pelo próprio chefe de Estado, José Maria Neves, em declarações à Rádio de Cabo Verde, que adiantou que aproveitou a oportunidade para reiterar ao presidente ucraniano o posicionamento consensual de Cabo Verde de condenar a invasão russa à Ucrânia.

“Na verdade, ele telefonou-me para conversarmos sobre a situação na Ucrânia após a invasão russa e para falarmos um pouco sobre a guerra e seus condicionalismos existentes. Agradeceu Cabo Verde pela sua firmeza desde o primeiro momento, pelas posições que tem tomado de condenação da invasão e eu reafirmei a posição de Cabo Verde”, disse.

José Maria Neves salientou que em vários momentos Cabo Verde apresentou claramente a sua posição de condenação da guerra, de condenação à invasão.

“Consideramos que nada justifica uma guerra e que enquanto Estado insular nós devemos estribar-nos em determinados princípios e valores que defendam os interesses de Cabo Verde, mas protejam também Cabo Verde enquanto pequeno Estado insular em desenvolvimento”, acrescentou.

“E é nessa linha que nos mantemos de forma coerente a nossa posição e temos manifestado claramente a parte russa a posição de Cabo Verde. Nós estamos solidários, e isto é consensual em Cabo Verde em relação a todos os órgãos de soberania”, adiantou indicando que há uma “total sintonia” em relação a esse assunto.

Para José Maria Neves, o telefonema de Zelensky tem a ver com a posição coerente de um país útil na arena internacional, e também um sinal de prestígio que Cabo Verde tem granjeado a nível internacional.

“É preciso valorizar esse gesto do presidente Zelensky para com Cabo Verde e para com o povo de Cabo Verde”, realçou.

José Maria Neves adiantou que durante a conversa falaram ainda da iniciativa “Grão da Ucrânia” para garantir a exportação dos cereais com o chefe de Estado ucraniano a pedir o apoio de Cabo Verde que tem sido constante neste domínio.

“Convidou-se para visitar a Ucrânia, convite que foi aceite e os canais diplomáticos irão depois conferir a data para a realização dessa visita”, disse José Maria Neves.

A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de Fevereiro de 2022 com a invasão do território do país pela Rússia.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções em todos os sectores, da banca à energia e ao desporto.

MJB/CP

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos