Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República reitera “fortes laços” de cooperação entre Senegal e Cabo Verde em vários domínios

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, confirmou hoje os “fortes laços” de cooperação entre Cabo Verde e Senegal, destacando os domínios culturais e económicos, com “elevado nível” de diálogo bilateral.

Jorge Carlos Fonseca fez esta intervenção durante a cerimónia de apresentação de cartas credenciais pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário do Senegal, Ely Sy Beye.

Na ocasião, o chefe de Estado expressou o apreço dos cabo-verdianos pela “excelência das relações” entre os dois países e povos, unidos por “fortes laços” históricos, culturais, de amizade e solidariedade, bem como de partilha de interesses e valores.

Conforme apontou, esta união histórica remonta ao povoamento de Cabo Verde, sendo que as as relações diplomáticas datam dos primórdios da independência nacional.

“Essas relações têm sido consubstanciadas no respeito e na procura de benefícios mútuos, cimentados por vários e relevantes acordos de cooperação técnica, cultural e económica, destacando-se o elevado nível de diálogo político bilateral”, assinalou.

Do mesmo modo, reconheceu um “enorme potencial” de cooperação económica e empresarial por explorar, sendo “imperativo” a retoma do processo de execução do projecto de ligação marítima Dacar-Praia, a fim de impulsionar o comércio e criar “um ambiente favorável” à competitividade dos operadores económicos em ambos países e facilitar a circulação de pessoas.

Por outro lado, Jorge Carlos Fonseca sublinhou a presença da antiga comunidade cabo-verdiana no Senegal e a existência de uma comunidade senegalesa no arquipélago, que têm também “cimentado o substrato humano do diálogo político e de cooperação” entre os dois países.

Para o Presidente da República, a pertença comum à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tem oferecido aos dois países oportunidades de continuar o quadro de diálogo, propício ao estreitamento das relações de amizade e cooperação.

Por fim, felicitou a nomeação como embaixador do Senegal, desejando-lhe sucessos e no exercício da sua “nobre e relevante” função, augurando que possa contribuir para o “contínuo reforço e aprofundamento” das relações de amizade e cooperação entre senegaleses e cabo-verdianos.

O embaixador do Senegal, por seu lado, manifestou o prazer de ser o mais alto representante do seu país em Cabo Verde, por isso transmitiu a importância do reforço de cooperação entre os dois países.

Prometeu “tudo fazer” para que essas relações atinjam “patamares de excelência”, salientando que a amizade entre os dois povos permitirá alcançar o objectivos traçados.

HR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos