Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República reitera “firme vontade” de Cabo Verde na integração regional da CEDEAO

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, reafirmou hoje a “firme vontade” de Cabo Verde no sentido da densificação da integração regional, buscando formas cada vez mais virtuosas de circulação de pessoas e bens.

“[…] Reafirmo, uma vez mais, a nossa firme vontade de densificarmos mais a integração regional, buscando formas cada vez mais virtuosas de circulação de pessoas e bens, de convergência técnica e normativa e económico-financeira”, disse o Chefe de Estado, numa mensagem ao presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Addo Dankwa AKUFO-ADDO, por ocasião do 46º aniversário da criação da Comunidade regional.

“Esta data constitui […] ocasião para reflectirmos, no sentido de traçarmos um futuro, cada vez melhor, e de aumentar a eficácia das nossas estratégias de reforço da democracia, Estado de Direito, integração e de desenvolvimento, tendo em vista as justas aspirações dos nossos povos à paz, estabilidade, segurança e a um desenvolvimento que propicie o bem-estar para todos”, precisou o Chefe de Estado cabo-verdiano.

Jorge Carlos Fonseca referiu-se ainda à defesa dos valores da paz, liberdade e democracia, em prol do desenvolvimento económico e social harmonioso dos Países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Para o Presidente da República, deve se ter em atenção os problemas específicos de cada Estado membro, especialmente os insulares, como é o caso de Cabo Verde.

A CEDEAO foi fundada a 28 de Maio de 1975, em Lagos, Nigéria.

Actualmente, além de Cabo Verde, que aderiu à organização em 1976, integram a CEDEAO o Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

LC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos