Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, reafirmou hoje a “firme vontade” de Cabo Verde no sentido da densificação da integração regional, buscando formas cada vez mais virtuosas de circulação de pessoas e bens.
“[…] Reafirmo, uma vez mais, a nossa firme vontade de densificarmos mais a integração regional, buscando formas cada vez mais virtuosas de circulação de pessoas e bens, de convergência técnica e normativa e económico-financeira”, disse o Chefe de Estado, numa mensagem ao presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Addo Dankwa AKUFO-ADDO, por ocasião do 46º aniversário da criação da Comunidade regional.
“Esta data constitui […] ocasião para reflectirmos, no sentido de traçarmos um futuro, cada vez melhor, e de aumentar a eficácia das nossas estratégias de reforço da democracia, Estado de Direito, integração e de desenvolvimento, tendo em vista as justas aspirações dos nossos povos à paz, estabilidade, segurança e a um desenvolvimento que propicie o bem-estar para todos”, precisou o Chefe de Estado cabo-verdiano.
Jorge Carlos Fonseca referiu-se ainda à defesa dos valores da paz, liberdade e democracia, em prol do desenvolvimento económico e social harmonioso dos Países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Para o Presidente da República, deve se ter em atenção os problemas específicos de cada Estado membro, especialmente os insulares, como é o caso de Cabo Verde.
A CEDEAO foi fundada a 28 de Maio de 1975, em Lagos, Nigéria.
Actualmente, além de Cabo Verde, que aderiu à organização em 1976, integram a CEDEAO o Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
LC/DR
Inforpress/Fim