Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu hoje as cartas credenciais dos embaixadores do Irão, Paquistão e Tailândia, que se comprometeram em trabalhar no reforço e fortalecimento da cooperação com o arquipélago.
O primeiro a entregar as cartas credenciais ao chefe de Estado foi o embaixador do Irão, Moahammad Reza Dehshiri, com residência em Dacar, que após a cerimónia de entrega e em declarações à imprensa defendeu a necessidade de os dois países apostarem no fortalecimento das relações de cooperação.
“Durante a nossa conversa, abordamos a importância de se promover a relação entre os dois países nas diversas áreas de actuação, com destaque para as áreas económica, marítima e educação e esperamos conseguir trabalhar juntos para reforçar as relações diplomáticas entre Irão e Cabo Verde”, afirmou.
Tendo em conta que o seu país tem “muita experiencia” na área marítima, prosseguiu o diplomata, o Irão quer partilhar seu conhecimento nessa área e ajudar Cabo Verde a promover e desenvolver o referido sector.
Por seu turno, embaixador de Paquistão, Ali Ahmed Arain, que também tem residência em Dacar, em declarações à Inforpress, disse que o seu país que fortalecer as relações de cooperação com Cabo Verde nos sectores do turismo e das energias renováveis.
“Recomendei ao Presidente da Republica, que tendo em conta que o vosso país tem um grande potencial na área do turismo e o Paquistão também está muito avançado nessa área, podemos partilhar as experiências que ambos possuímos no sector do turismo”, asseverou, acrescentando que abordou a importância de se apostar na promoção e divulgação dos dois países, através de representações diplomáticas e a nível do empresariado.
Por seu lado, o embaixador da Tailândia em Cabo Verde, Nipon Petchpornpraspas, com residência em Dacar, prometeu trabalhar no reforço da cooperação entre os dois países, com destaque para a área do turismo.
“Eu disse ao senhor presidente que Tailândia está disposta em partilhar toda a sua experiencia nos sectores de desenvolvimento e queremos também apostar no reforço da cooperação na área da educação, porque temos o projecto com varias universidades africanas, incluindo com Cabo Verde”, realçou.
CM/AA
Inforpress/Fim