Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República reage com satisfação à aprovação do projecto de convenção sobre mobilidade na CPLP

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – O Presidente da República manifestou hoje a sua satisfação por ver aprovado o projecto de convenção sobre a mobilidade na CPLP apresentado pela presidência cabo-verdiana.

O Presidente da República escreveu na sua página da rede social facebook, que o projecto foi aprovado por unanimidade, com as alterações que resultaram da contribuição de todos os Estados-Membros, na última sessão da reunião técnica conjunta, ocorrida a 17 e 18 do corrente mês de Fevereiro.

“Na verdade, a XII Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, em Santa Maria, Ilha do Sal, realizada nos dias 17 e 18 de julho de 2018, e a que tivemos o privilégio e a honra de presidir, tendo como lema “as pessoas, a cultura e os oceanos”, assumiu, de forma muito ambiciosa e pragmática, a aposta na mobilidade como instrumento essencial na transformação progressiva da CPLP numa verdadeira comunidade de povos e de cidadãos”, ressaltou.

O Chefe de Estado cabo-verdiano escreveu, ainda, que a XII conferência adoptou decisões concretas, encarregando os órgãos da CPLP (nomeadamente o Conselho de Ministros, as Reuniões Ministeriais da Justiça e da Administração Interna, o Comité de Concertação Permanente e a Reunião Técnica Conjunta) de responsabilidades concretas e calendarizadas com vista à concepção de um projecto de convenção sobre a mobilidade.

Conforme o Presidente cabo-verdiano foram já cumpridas as principais etapas delineadas, estando tudo na fase final.

Na sua reacção, face a aprovação do documento, Jorge Carlos Fonseca indicou que depois da realização de três conselhos de ministros, duas reuniões dos ministros de Interior e da Administração Interna, uma reunião dos ministros de Justiça e seis sessões da reunião técnica conjunta, deu-se mais um passo de “enorme relevância e alcance para Cabo Verde e para a organização”. 

“Esperamos que, no final do próximo mês de Março, o projecto seja avalizado pelo conselho de ministros da CPLP, para que, em Julho, na cidade de Luanda, seja submetido para aprovação dos Chefes de Estado e de Governo”, concluiu.

PC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos