Presidente da República promulga lei que cria Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, anunciou esta terça-feira, 27, nas redes sociais, a promulgação da lei que cria a Ordem dos Psicólogos de Cabo Verde (OPCV) e os respectivos estatutos.

Este projecto foi aprovado no parlamento no passado mês de Março, com 32 votos do MpD (poder), tendo os partidos da oposição, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), votado abstenção.

Na altura, durante a declaração de voto, o deputado do PAICV, Clóvis Silva, afirmou que o seu partido votou abstenção por não concordar com os procedimentos levados a cabo na elaboração do diploma. Este parlamentar defendeu ainda que os psicólogos deveriam ter sido ouvidos neste processo por serem a parte interessada.

Por sua vez, a deputada da UCID, Dora Pires, acrescentou que o seu partido não concorda com a forma como esta proposta foi conduzida. “Sabemos que a maior parte dos psicólogos não estão satisfeitos”, afirmou, desejando que os profissionais desta classe possam ser ouvidos em sede da votação na especialidade.

Já o deputado do MpD, João Gomes, referiu que o seu partido votou a favor por ser o proponente da iniciativa, uma proposta que, segundo frisou, “não mereceu nenhum reparo”. Este parlamentar salientou ainda que a Associação dos Psicólogos de Cabo Verde é chamada a apresentar as suas soluções, antes da votação na especialidade, para que haja um bom estatuto para a Ordem.

A OPCV junta-se assim à Associação dos Psicólogos de Cabo Verde (APCV), fundada em 2008, e que 2013 criou um movimento pró-ordem, cujo objectivo foi elaborar os respectivos estatutos.

OM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos