Cidade da Praia, 02 Jun (Inforpress) – O Presidente da República desloca-se à Monróvia, Libéria, para participar na 51ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no dia 04 de Julho.
À margem do evento em que Jorge Carlos Fonseca vai estar acompanhado do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, o Chefe de Estado cabo-verdiano terá alguns encontros bilaterais com seus homólogos africanos.
Segundo uma nota de imprensa da Presidência da República enviada à Inforpress, os Chefes de Estado e de Governo da organização vão analisar algumas questões, entre as quais o pedido de adesão do Reino de Marrocos a membro da CEDEAO.
O pedido de estatuto de observador da Tunísia e o memorando sobre o Acordo de Associação da República Islâmica da Mauritânia, que saiu da organização no ano 2000, com a CEDEAO, também estarão em cima da mesa.
Durante esta 51ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO ainda serão apresentados e analisados alguns documentos como a Acta do Comité Ministerial Ad-Hoc sobre a Reforma Institucional e fim do mandato dos funcionários estatutários.
O Relatório da 78ª Sessão Ordinária do Conselho dos Ministros da CEDEAO e o Relatório da 38ª Reunião Ordinária do Conselho de Mediação e Segurança também serão analisados, sendo que neste âmbito, vão ser abordados dossiês sobre o Mali e a Guiné Bissau.
No final da 51ª Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, será feita a eleição do novo presidente da Conferência dos Chefes de Estados e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O Presidente da República tem agendado hoje uma conferência de imprensa às 16:30, no Palácio da Presidência da República, no âmbito da sua deslocação à Libéria.
DR/ZS
Inforpresss/Fim