Presidente da República inicia hoje visita de três dias ao município de Santa Catarina

Assomada, 10 Mai (Inforpress) – O Presidente da República inicia hoje uma visita de três dias ao município de Santa Catarina, com deslocações a algumas localidades para contactos diretos com a população local e encontros com os agricultores, criadores e pescadores.

De acordo com uma nota da Presidência da República, a que a Inforpress teve acesso, com mais esta deslocação, na linha do que vem fazendo em outros municípios do País, José Maria Neves pretende reiterar o seu “interesse e inteira disponibilidade” em colaborar com autoridades locais e nacionais, sociedade civil e os cidadãos na mobilização de parcerias e recursos em benefício do desenvolvimento local e regional.

“O Presidente da República tem-se preocupado, sobretudo, com a construção de pontes e a busca de respostas para as questões que se colocam ao país, tendo em atenção os sucessivos anos de seca severa, a devastação provocada pela pandemia da covid-19 e o aumento generalizado de preços de bens de primeira necessidade”, lê-se na mesma nota.

Nesse sentido, o chefe de Estado, que já esteve em Santa Catarina em 2021, após dois dias no cargo como Presidente da República (PR) e na missa em honra da santa padroeira com o mesmo nome, inicia hoje a sua primeira deslocação oficial a este município do interior de Santiago com uma visita de cortesia a presidente da câmara municipal, Jassira Monteiro, para depois visitar às oleiras de Fonte Lima.

O chefe de Estado vai estar no período da tarde na vila piscatória de Rincão, para encontro com os pescadores, onde termina o primeiro dia de visita.

Na quarta-feira, 11, começa o dia com uma visita ao mercado municipal, para, de seguida, deslocar-se à Boa Entrada para se reunir com os agricultores e criadores de gado.

No terceiro e último dia da visita, José Maria Neves começa o dia com uma visita à barragem do Saquinho, onde deve encontrar-se com agricultores do Tabugal e do Charco e termina a sua visita no período da tarde com uma deslocação à vila piscatória da Ribeira da Barca.

Segundo a mesma nota, Boa Entrada, Rincão, Tabugal e Ribeira da Barca, comunidades a serem visitadas pelo Presidente da República são zonas com “fortes potencialidades” nas áreas da agricultura, pecuária e turismo rural, e que têm merecido uma “atenção especial” das autoridades e empreendedores económicos, tendo em vista uma exploração “inclusiva e sustentável desses recursos, a favor das suas populações”.

No entanto, José Maria Neves regressa sexta-feira, 13, para participar na missa em honra a santa padroeira da cidade de Assomada, Nossa Senhora de Fátima.

O Dia da Cidade de Assomada é comemorado a 13 de Maio e este ano assinala os 21 anos de elevação à categoria de cidade, através do decreto-lei 7/2001, de 26 de Março.

Em Santiago Norte, o Presidente da República já visitou os municípios de São Salvador do Mundo, Santa Cruz, São Miguel e Tarrafal.

FM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos