Mindelo, 16 Mai (Inforpress) – Cabo Verde conta com a UCID para “reforçar ainda mais” o seu trabalho político e pedagógico, orientado para a educação para a cidadania, a qualificação da democracia e a melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos.
A afirmação é do Presidente da República e consta de uma mensagem distribuída hoje pela Presidência na qual José Maria Neves felicita a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pela passagem do 45º. aniversário da sua fundação, celebrada no passado dia 13.
O chefe de Estado lembra que a UCID é um dos partidos fundadores da democracia cabo-verdiana, “um importante pilar” do Estado de Direito Democrático e expressão da vontade política de uma “significativa franja” da sociedade cabo-verdiana, partido que tem dado “um grande contributo” para o reforço das liberdades fundamentais e para o crescimento inclusivo do país.
Na nota endereçada ao presidente da UCID, João Santos Luís, o Presidente da República sublinhou os “desmedidos desafios políticos” que o arquipélago tem pela frente “nestes tempos disruptivos”, pelo que destacou o diálogo e a necessidade de um amplo entendimento entre os partidos para fazer face a esses desafios.
“Que os próximos anos sejam efectivamente de debate democrático e de construção de consensos em torno dos principais propósitos nacionais”, lançou Neves, para acelerar, continuou, a construção de factores de competitividade, o crescimento económico, a modernização e transformação de Cabo Verde num país próspero e com muitas oportunidades para todos.
“Cabo Verde conta com a UCID para reforçar ainda mais o seu trabalho político e pedagógico orientado para a educação para a cidadania, a qualificação da democracia e a melhoria das condições de vida das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos”, concluiu o chefe de Estado.
A UCID foi fundada no dia 13 de Maio de 1977 por cabo-verdianos da diáspora e surgiu como movimento de oposição ao PAIGC, o partido único no Estado unificado da Guiné e de Cabo Verde, até 1980, mas só foi formalmente reconhecida, como partido político, após a abertura política de 1990, mais concretamente a partir do seu I Congresso Nacional, em Julho de 1991.
Devido ao atraso na sua legalização, a UCID não participou nas primeiras eleições livres e multipartidárias em Cabo Verde, mas apoiou o Movimento para a Democracia (MpD).
AA/ZS
Inforpress/Fim