Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República felicita Rei Carlos XVI Gustavo pelo Dia Nacional do Reino da Suécia

Mindelo, 06 Jun (Inforpress) – O Presidente da República cabo-verdiano felicitou o Rei Carlos XVI Gustavo, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Reino da Suécia, que se assinala hoje, manifestando o desejo de continuar a fortalecer a cooperação com aquele País.

Através de uma carta enviada ao monarca, a que a Inforpress teve acesso, Jorge Carlos Fonseca também desejou “prosperidade para a Suécia”.

“Gostaria, igualmente, de manifestar-lhe nesta importante data histórica para a Suécia, o meu desejo de continuar a fortalecer os laços de amizade, solidariedade, bem como os de cooperação, em domínios mutuamente vantajosos, em prol dos nossos países, seja a nível bilateral, seja no quadro multilateral, designadamente da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia”, lê-se na missiva.

O Dia Nacional do Reino da Suécia é celebrado em memória da eleição de Gustavo Vasa como Rei da Suécia, pelo Parlamento em 1523, e igualmente da promulgação da Constituição de 1809. Até 1982, este dia era designado de Dia da Bandeira Sueca.

Mas, mesmo reconhecida como principal data do país, ainda levaria mais de duas décadas para ela se transformar em feriado, o que ocorreu em 2005. O 6 de Junho também tem sido celebrado como a data em que os estrangeiros naturalizados recebem formalmente sua nova cidadania.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos