Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República felicita líder do Kuwait pelo aniversário da festa nacional

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca felicitou hoje o líder muçulmano do Kwait Sabah al-Ahmad al-Jabir al-Sabah por mais um aniversário da celebração da festa da independência e de libertação nacional.

Em comunicado de imprensa enviado à Inforpress, Jorge Carlos Fonseca lembrou os laços de cooperação e de amizade existentes entre Cabo Verde e o Kwait, que, realçou, desde o seculo passado foram sempre baseados no respeito mútuo.

“Aproximando-se a data de mais um aniversário da celebração da festa nacional do Estado do Kuwait, muito me honra dirigir-me a Vossa Majestade para, em nome de toda a Nação cabo-verdiana, endereçar a Vossa Majestade e ao Povo amigo do Kuwait as minhas vivas e calorosas felicitações”, sublinhou, realçando que as excelentes relações têm sido muito benéficas.

O Estado do Kuwait, prosseguiu, enquanto país parceiro e amigo de Cabo Verde, muito tem contribuído para o processo do desenvolvimento do arquipélago, principalmente através dos apoios recebidos do Fundo do Kuwait.

Jorge Carlos Fonseca aproveitou a feliz ocasião para reafirmar a sua firme vontade em continuar a trabalhar no reforço cada vez mais das relações entre os dois estados a todos os níveis, reiterando, os votos de felicitações e de muita saúde ao Xeique do Kwait.

O Estado do Kuwait celebra este ano o 58º ano de independência e o 28º aniversário de libertação.

O Kuwait, oficialmente Estado do Kuwait, é um emirado árabe soberano situado no nordeste da península Arábica na Ásia Ocidental. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao norte com o Iraque e encontra-se na costa noroeste do Golfo Pérsico.

Historicamente, a região era conhecida como Caracena, um grande porto parta para o comércio entre a Índia e a Mesopotâmia. Os membros da tribo Bani Utbah foram os primeiros colonos árabes permanentes na região e estabeleceram as bases modernas do emirado.

No século XIX, o Kuwait estava sob a influência do Império Otomano e depois da Primeira Guerra Mundial, ele emergiu como um mercado independente sob a proteção do Império Britânico. Grandes campos de petróleo no país foram descobertos na década de 1930.

O Kuwait é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo tendo a Cidade do Kuwait como capital política e econômica do país. O Kuwait tem a quinta maior reserva de petróleo do mundo e os derivados de petróleo representam agora cerca de 95% das receitas de exportação e 80% da renda do governo do país.

O Kuwait tem o décimo primeiro maior PIB per capita do planeta e o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo árabe.

CM/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos