Presidente da República felicita homólogo da Croácia pela comemoração do dia nacional

Cidade da Praia, 29 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, endereçou hoje uma mensagem de felicitação ao seu homólogo Zoran Milanović pelas celebrações do Dia Nacional da República da Croácia, a 30 de Maio.

“Por ocasião das comemorações do Dia Nacional da República da Croácia, a 30 de Maio, endereço a Vossa Excelência, em nome do Povo cabo-verdiano e em meu próprio, as nossas mais calorosas felicitações e os renovados votos de prosperidade e bem-estar para o seu país”, refere a mensagem do Chefe do Estado.

Jorge Carlos Fonseca destacou a importância da data histórica para a Croácia, expressando o desejo de continuar a fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação, seja a nível bilateral, seja no quadro da Parceria Especial entre Cabo Verde e a União Europeia, para benefício mútuo dos dois países e povos.

O Dia Nacional da  Croácia celebra-se, a partir de 2020, a 30 de Maio. 

Este dia evoca a data em que se tornou independente da Jugoslávia, em 1991. Inicialmente  integrada no império austro-húngaro, até ao colapso deste com a Primeira Guerra Mundial, a Croácia veio a ser uma das seis repúblicas da Jugoslávia até à extinção desta e ao fim do comunismo que levou à constituição de um parlamento multipartidário.

CM/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos