Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, expressou hoje condolências ao seu homólogo turco Recep Tayip Erdogan pelas “trágicas consequências” de uma série de fortes sismos registados e que matou centenas de pessoas na Turquia.
“Neste momento de muita tristeza e grandes perdas”, José Maria Neves, através de uma carta de condolências, apresentou em nome do povo cabo-verdiano e seu próprio “os nossos mais profundos sentimentos de pesar e de solidariedade, extensivos a todas as famílias lesadas por este desastre natural”.
O presidente cabo-verdiano lamenta as notícias que dão conta de centenas de mortos e de milhares de feridos na província de Kahramanmaraş, devido ao devastador terremoto, disse que vem acompanhando “com tristeza” as consequências e rasto de destruição em várias cidades na sequência dos terramotos.
O Centro Nacional de Monitoramento Sísmico da Síria disse que o terremoto, que ocorreu perto da fronteira Turquia-Síria, é o mais “forte” registrado pelos sistemas sírios desde que entraram em operação em 1995.
De acordo com dados oficiais turcos, pelo menos 500 pessoas morreram e 2.232 ficaram feridas em uma série de terremotos que sacudiram o sudeste da Turquia e países vizinhos nesta segunda-feira.
O epicentro do terremoto, que durou cerca de 30 segundos por volta das 04:17, hora turca (00:17 em Cabo Verde), foi a região de Kahramanmaras e o terremoto ocorreu a uma profundidade de sete quilômetros, disse a Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.
PC/AA
Inforpress/Fim