Presidente da República elogia associação do desporto e artes na campanha contra uso excessivo do álcool

 

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – Mais de 500 crianças participaram hoje, na praia de Gamboa, Cidade da Praia, na Iª Edição do Festival “Menos Álcool, Mais Vida” considerado pelo Presidente da República como uma forma de combater o “uso excessivo” do álcool.

Jorge Carlos Fonseca, que falava a imprensa à margem das actividades, disse tratar-se de um “festival diferente” enquadrado numa ideia de combate ao uso excessivo do álcool contemplando o desporto, a arte, danças e outros, destinado a crianças e jovens.

“Com isto, queremos dar sinais de que podemos divertir-nos, ser feliz, comemorar e conviver sem álcool ou sem o seu uso excessivo. O álcool como sabemos ataca vários órgãos do corpo, distribui família e sociedade, pelo que deve ser evitado”, afirmou.

O Presidente da República, que admitiu que a coordenação de uma campanha direccionada para o uso do álcool “não é nada fácil”, augura atingir os objectivos preconizados pela campanha “não ainda tão rápido”, mas a longo prazo.

A longo prazo espera poder ter “resultados muitos bons” para a sociedade cabo-verdiana, os jovens, para a saúde pública e a economia, reiterou.

Para o responsável da área do desporto da Câmara Municipal da Praia, Manuel Leite, que preparou o festival que coincidiu com a 10ª edição do Praião, tratou-se de uma oportunidade para trazer à rua as diversas escolas de iniciação do desportiva da capital do país.

“Temos aqui representado quase todas as modalidades praticadas pelas escolas de iniciação que envolve judo, karaté, basquetebol, andebol, futebol e outros”, disse o responsável.

A praia da Gamboa acolhe durante todo o dia de hoje actividades desportivas, recreativas, musicais e dança, enquadradas na campanha “Menos Álcool, Mais Vida”, iniciativa da Presidência da República.

A intenção da organização é mobilizar crianças, jovens e adultos para que durante o dia se dediquem a actividades desportivas, culturais e recreativas sem usar álcool.

A campanha “Menos Álcool, Mais Vida” terá duração de um ano e tem como objectivo prevenir e reduzir o uso abusivo de bebidas alcoólicas, através de acções que proporcionem mudanças de comportamento com adopção de estilos de vida saudáveis em articulação estreita com a redução do acesso às bebidas alcoólicas.

PC/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos