Presidente da República efectua visita de Estado de quatro dias a Portugal  

Cidade da Praia, 26 Jul (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, desloca-se na quinta-feira, 28, a Portugal para uma visita de Estado de quatro dias, a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante a sua estada naquele país europeu, de acordo com uma nota enviada à redacção da Inforpress, o chefe de Estado cumprirá uma “intensa agenda” de trabalhos, tendo em vista o “reforço dos laços históricos, políticos, económicos, culturais e de cooperação existente entre os dois países”.

Na quinta-feira, 28, depois da cerimónia de deposição de coroa de flores no túmulo de Luís Vaz de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, José Maria Neves e a primeira-dama Débora Carvalho serão recebidos no Palácio de Belém para um encontro restrito com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ao que se seguirá um encontro alargado às delegações.

Na agenda da visita consta ainda um encontro com o presidente da Assembleia da República portuguesa, Augusto Santos Silva, e participação numa sessão solene na Câmara Municipal de Lisboa, onde vai receber as Chaves da Cidade.

O Presidente da República visitará ainda a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde se reunirá com o secretário-executivo e intervirá na sessão extraordinária do Comité de Concertação Permanente.

José Maria Neves será um dos oradores na edição 2022 do Fórum Euroafricano, promovido anualmente pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, com o intuito de estreitar os laços entre a Europa e a África.

Encontro com os residentes das câmaras municipais portuguesas geminadas com autarquias cabo-verdianas, visita ao Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Universidade do Algarve, e encontro com a comunidade no Algarve/Loulé e participação nas festividades de Nhu Santiago, em Oeiras, também constam na agenda do Presidente da República.

Integram a delegação presidencial, de entre outras personalidades, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Herménio Fernandes.

OM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos