Presidente da República diz que Mindelact é sinónimo de “arte, determinação, audácia, criatividade e resistência”

Mindelo, 13 Nov (Inforpress) – O Presidente da República disse em São Vicente que o Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) é sinónimo de “arte, determinação, audácia, criatividade e resistência”, e desejou que o festival chegue às bodas de ouro.

Jorge Carlos Fonseca fez estas considerações durante a abertura da 26ª edição do Mindelact no Centro Cultural do Mindelo (Palco 1), que recebeu o espectáculo “Como se desenha uma casa”,  de Pedro Lamares e Rui David, de  Portugal,   inspirado no último livro de poemas de Manuel António Pina.

Segundo o Presidente da República,  esta edição do festival é uma “resistência ao conformismo, às dificuldades e ao medo”, pelo que, acrescentou, a resistência é sempre associada ao conceito da liberdade.

“Esta peça de hoje tocou-nos a todos porque nos soletrou que vivemos num país livre mas vivemos tempos em que nós sabemos que pairam no ar algumas tentações de cercear a liberdade”, considerou Jorge Carlos Fonseca, para quem “estas tentações, quando são explícitas, não são muito imperiosas” mas, ajuntou, as vezes são também “sinuosas e subliminares e não nos damos conta disso”.

Por isso, nestes casos, aconselhou, deve-se estar atentos e prontos para a resistência.

Por sua vez, o director artístico do festival, João Branco, lembrou que no primeiro ano de mandato como Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca marcou presença no Mindelact e agora no último ano do seu mandato voltou a estar presente no festival.

Para a mesma fonte, a presença do Presidente da República na abertura do festival é, sobretudo, “um acto político pelo direito ao exercício da actividade artística e pelo direito do usufruto da actividade artística”, considerou, ao mesmo tempo que agradeceu o gesto de Jorge Carlos Fonseca em se fazer presente neste momento em que se atravessa “uma situação difícil para Cabo Verde e para o mundo”.

A 26.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) terá actuações até ao dia 15 de Novembro com grupos e actores de Cabo Verde, Portugal, Brasil e Espanha, e com uma programação mais curta e transmissão online.

A cultura foi dos mais afectados pelas restrições para conter a propagação da covid-19, mas o Governo estabeleceu regras que devem serem adoptadas pelos espaços culturais para retoma gradual das actividades laborais e económicas ligadas ao sector, tanto em espaços fechados como ao ar livre.

A organização do Mindelact garantiu que foram criadas todas as condições para que o evento cultural decorra com toda a segurança.

Este ano, o festival decorre sob o signo da arte, alma e afecto, juntando também a resistência. “Uma edição realizada em condições especiais, mas com todas as medidas de segurança, respeitando as normas exigidas nestes complexos tempos de pandemia”.

Além dos dois palcos principais, com dois espectáculos por dia, haverá ainda outros palcos e palco digital, bem como uma programação de artes visuais, com duas exposições (pintura e fotografia) e um lançamento de livro.

O Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) é realizado desde 1994 e é considerado o mais importante evento de teatro da África Ocidental.

CD/AA

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos