Presidente da República diz que divergência não pode ser factor de bloqueio

Cidade das Pombas, Paul, 12 Jun (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, considerou hoje, no Paul, que as divergências políticas não podem ser factor de bloqueio e que os eleitos devem saber interpretar os sinais dados pelos eleitores.

“Tenho verificado com preocupação que, na sequência das últimas eleições autárquicas e do veredicto das urnas, determinados autarcas tardam em fazer uma leitura adequada dos resultados”, disse o Presidente da República para quem, “enquanto prevalece o desentendimento, há quebra de dinâmica e prejuízos para os munícipes e para as instituições”.

O chefe de Estado é de opinião de que quando o povo, “de forma lúcida e sábia”, não dá a maioria absoluta a ninguém é como se tivesse declarado aos políticos por ele escolhidos que, humildemente, se sentassem à mesa e dialogassem, de modo a obter consensos e entendimentos.

“Tenho por mim que a excessiva partidarização não será benéfica para a vida das comunidades e nem corresponde ao desejo, genuíno, dos cidadãos eleitores”, disse o Presidente da República, que exortou esses autarcas para que, a bem desses municípios e dos seus munícipes, há que encontrar um denominador comum pois, adiantou, “só uma procura incessante pelo consenso estará a responder aos anseios dos eleitores”.

O chefe de Estado, que falava durante a sessão solene comemorativa do dia do município do Paul, lançou um “veemente apelo” à procura de entendimentos nesses municípios porque, conforme disse, “democracia não é só disputa, mas também acordo e entendimento”.

A sessão solene comemorativa do dia do município do Paul e do orago local, Santo António das Pombas, realizou-se hoje, mas o Presidente da República estará presente, também, nas solenidades religiosas, missa e procissão, presididas pelo bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes, no encerramento das comemorações dos 225 anos da criação da paróquia de Santo António das Pombas.

HF/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos