Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente da República defende “maior envolvimento” do Estado no financiamento do ensino superior

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – O Presidente da República defendeu em declarações à imprensa, na Cidade da Praia, um “maior envolvimento” do Estado no financiamento do ensino superior em Cabo Verde.

“Tem que haver a continuação desse envolvimento do Estado e que é fundamental o critério da qualidade do serviço público é prestado não o facto e ser público e ou privado”, notou Jorge Carlos Fonseca, para quem desde que qualquer instituição tenha qualidade e rigor deve merecer o financiamento do Estado.

Neste sentido, admitiu que o financiamento do ensino superior é um dos problemas de Cabo Verde, uma vez que ainda há dificuldades no acesso, no pagamento de propinas, tanto no ensino superior como secundário.

“Sei, por experiência própria, que há alguma diminuição no acesso que há muito alunos que deixam o ensino superior por dificuldades de pagamento”, denunciou o mais alto magistrado da Nação.

Aconselhou, contudo, que esse problema tem que ser avaliado com “serenidade e objectividade” e que mesmo que o Estado já comparticipe de “modo razoável”, deve haver a continuação desse envolvimento.

Jorge Carlos Fonseca presidiu, quinta-feira, 04, à abertura da conferência “As formas de financiamento do ensino superior e privado, a experiência da faculdade Zumbi dos Palmares”, organizada numa parceria entre a Presidência da República e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

OM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos