Presidente da RDCongo reúne conselho superior de defesa em zona sensível do país

Lubumbashi, 12 Abr (Inforpress) – O recém-eleito Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, chegou hoje a Lubumbashi, a segunda cidade do país, para presidir ao Conselho Superior de Defesa do país, naquela que é uma das suas zonas mais sensíveis.

Segundo a Agence Congolaise de Presse, este encontro tem como objetivo “encontrar soluções adequadas para pôr fim à insegurança e à criminalidade” que existe na zona, na província do Alto-Katanga, uma zona que tem um histórico de oposição ao poder central, em Kinshasa.

Tshisekedi chegou à segunda maior cidade da República Democrática do Congo a bordo de um voo regular da companhia aérea Congo Airways.

À chegada, o chefe de Estado congolês foi recebido por um comité composto pelo primeiro-ministro, Bruno Tshibala, pelos membros do Governo central, pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, pelo comissário-geral da Polícia Nacional Congolesa e pelo atual governador do Alto-Katanga, Jacques Kyabulya Katwe.

O novo Presidente já se tinha deslocado a outros países do continente africano, nomeadamente, a Angola, ao Quénia, a Ruanda e ao Uganda.

Recentemente, deslocou-se aos Estados Unidos da América, na sua primeira missão oficial fora do continente.

Tshisekedi foi investido a 24 de janeiro em Kinshasa, na presença do seu antecessor Joseph Kabila, naquela que foi a primeira transferência de poder pacífica na República Democrática do Congo, desde a independência, em 1960.

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos