Presidente da JPAI defende “papel fundamental” dos jovens no desenvolvimento de São Nicolau

Ribeira Brava, 05 Nov (Inforpress) – O presidente da JPAI, Fidel de Pina, disse hoje que os desafios que se impõem a todos, em São Nicolau, demanda uma análise e “participação activa” e “fundamental” da juventude da ilha na construção de alternativas.

Fidel de Pina fez estas declarações à Inforpress no final do segundo de três dias de visita que está a efectuar a São Nicolau e que culmina esta segunda-feira, 05.

O líder da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) afirmou que o desemprego e a falta de oportunidades de formação foram reiterados “várias vezes” durante os encontros.

“Os jovens afirmam que por esta razão não resta outra saída se não ir buscar uma vida melhor na ilha do Sal ou no estrangeiro”, contou Fidel de Pina, para quem “será importante que os jovens sejam interventivos e participativos” na vida económica, social e política da Ilha, “denunciando os constrangimentos” que impedem o seu desenvolvimento e “reivindicando os investimentos públicos”necessários, bem como uma “política de discriminação positiva” para a fixação de jovens no concelho.

O líder da JPAI considerou ainda que os dirigentes dos clubes de futebol mostram-se “preocupados” com a “falta de incentivos” por parte das entidades a nível central e local.

“Afirmam alguma indignação por não poderem oferecer aos atletas mais e melhores condições, face as grandes dificuldades que vivem no dia-a-dia, já que o desporto tem contribuído muito para a dinâmica economia e social de São Nicolau”, reforçou.

Fidel de Pina estranhou, ainda, a “ausência de políticas claras” de incentivo ao desporto em São Nicolau, as “enormes exigências e entraves” do Ministério das Finanças e as “fortes barreiras” e “burocracias impostas” nas alfândegas, quando, diz, “os clubes vivem, na sua maioria de apoios, doações e de muita boa vontade” de alguns emigrantes.

Por outro lado, disse Fidel de Pina, os clubes “afirmam que essa perda de juventude em São Nicolau” pode fazer correr o risco de em qualquer momento “não haver campeonato na ilha por falta de atletas”.

“Esta preocupação também foi manifestada pelo presidente do Grupo de Carnaval Estrela Azul, que se mostra preocupado com o problema do desemprego que afecta a ilha e que, ao fim e ao cabo, por falta de meios, condiciona a participação de figurantes nesta grande manifestação cultural”, ajuntou.

Fidel de Pina encontra-se em São Nicolau para se inteirar dos desafios e das dificuldades que as camadas infanto-juvenis da ilha enfrentam, além de encontros de auscultação com organizações da sociedade civil e trabalho de reorganização das estruturas locais da JPAI.

Do programa de visita destacam-se encontros com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Escola Secundaria Baltasar Lopes da Silva, Cruz Vermelha, clubes desportivos e grupos de Carnaval, para além de visitas a diversas comunidades e bairros no Tarrafal e na Ribeira Brava.

GSF/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos