Presidente da INCV anuncia a construção da nova imprensa a partir do mês de junho 

Cidade da Praia, 05 Jan (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) disse hoje que a construção da “nova imprensa”, que abrange a gráfica de segurança, inicia-se a partir do mês de Junho. 

Raimundo Lopes falava à imprensa, à margem do acto de entrega do quadro da réplica do primeiro Boletim Oficial de Cabo Verde, publicado na ilha de Boa Vista, em 1842, ao presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia. 

“Neste momento a Imprensa Nacional está num processo de viragem, pois temos em curso o projecto para a construção da sede, que vai ter início a partir do mês de junho, que abrange todo o projecto gráfica de segurança, saindo, gradualmente, da gráfica tradicional”, declarou Raimundo Lopes. 

A mesma fonte adiantou igualmente que a partir do mês de Agosto, a INCV vai começar a personalizar os documentos de segurança, como o passaporte, o Cartão Nacional de Identificação (CNI), títulos de residência, carta de condução e documento único de automóvel, sendo uma parte dos equipamentos financiada pela União Europeia, através do Projecto Gestão, que ascende 400 mil contos. 

Com essa transformação, segundo Raimundo Lopes, as pessoas passarão a levar menos tempo para ter os seus documentos, estabelecendo a duração mínima em 48 horas. 

Questionado pela imprensa sobre a segurança da emissão desses documentos, a mesma fonte garantiu seguirão todas as normas internacionais e boas práticas aplicadas, referindo que tem como parceiro técnico para a implementação deste projecto a Casa da Moeda de Portugal. 

A Imprensa em Cabo Verde teve origem no ano de 1842, aquando da publicação do primeiro Boletim Oficial do Governo Geral de Cabo Verde, posto a circular na quarta-feira, 24 de Agosto de 1842. 

Tem como objecto social a actividade de artes gráficas e como missão de interesse público a edição, publicação e distribuição do Boletim Oficial, que é o Jornal Oficial da República de Cabo Verde. 

DG/AA 

Inforpress/Fim 

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos