Cidade da Praia, 16 Mar (Inforpress) – O presidente da IIIª Edição do Prémio Nacional de Publicidade (PNP), o cineasta brasileiro Joelzito Araújo, destacou a “alta qualidade” dos trabalhos apresentados este ano e sugeriu aos criativos cabo-verdianos que adeqúem os seus trabalhos às redes sociais.
Joelzito Araújo fez tais considerações em declarações à imprensa, no final da Gala dos Premiados da 3ª edição do Prémio Nacional de Publicidade, que aconteceu esta sexta-feira, 15, na Cidade da Praia.
“Acho que as pessoas viram aqui a alta qualidade da publicidade de Cabo Verde. Eu me sinto muito seguro por falar isso, não só por trabalhar a área como director, mas também por vir de um pais que é muito premiado pela sua publicidade, que é o Brasil”, assegurou.
Joelzito Araújo disse ainda que os trabalhos recebidos este ano foram “excelentes” e que, também, está “muito feliz” de poder partilhar e demonstrar a criatividade e a qualidade técnica que o júri que presidiu encontrou nos trabalhos.
Entretanto, entende a mesma fonte que um novo campo, que é um “desafio” para a publicidade em Cabo Verde, é a internet, nomeadamente as mídias sociais.
“Eu acho que a única deficiência que nós identificamos aqui esse foi que as pessoas enviam para a internet, para as midias sociais, o mesmo trabalho que elaboraram para o rádio e para TV”, acrescentou.
Joelzinto Araújo diz entender que as midias sociais “têm um outra linguagem”, “muito mais compacta” e ”directa”. Por isso, sugeriu mais atenção para as especificidades das redes sociais.
Conforme avançou, existe, a nível mundial, uma re-adequação de ideias criativas para as midias sociais, então, “não fazendo uma crítica”, sugere que os criativos de Cabo Verde estejam atentos, observem estas experiencias e busquem se adequar a esse campo de comunicação que é cada vez maior.
Joelzito Araújo é uma referência da publicidade brasileira, “com carreira também bem-sucedida na TV e no cinema”. É também escritor e articulista de revistas e jornais internacionais da especialidade.
Lista dos premiados da 3ª edição do Prémio Nacional de Publicidade:
– Prémio Público: Cidade Comunicações (Charles Company)
– Prémio Júnior Universitário – Menção Honrosa: Universidade Jean Piaget
– Rádio: Agência Cabo-verdiana de Imagens (ACI)
– Print: Lima Limão
– Internet: sem vencedor
– Activação de Marca: Lima Limão
– Responsabilidade Social: Dikon
– Responsabilidade Social Causas Sociais – Menção Honrosa: Top Mais Media
– Agência estrangeira (TV, Rádio, Print e Digital): Extract Design
– Campanha Integrada: ACI
– Televisão: ACI (Bronze); Kriolscope (Silver) e ACI (Gold)
GSF/JMV
Inforpress/Fim