Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo destaca importância da formação de cuidadores de dependentes

Porto Novo, 25 Nov (Inforpress) – O presidente da câmara do Porto Novo destacou, terça-feira, 24, a importância da formação para cuidadores de dependentes, numa iniciativa do Ministério da Família e Inclusão Social (MFIS), que já está a ser ministrada no município.

Aníbal Fonseca, que falava na abertura de formação, avançou que se trata de acção de “grande importância” implementado pelo Governo e os seus parceiros no âmbito das medidas de combate à covid-19 em Cabo Verde.

É “uma iniciativa que se reveste de grande importância”, já que proporciona às formandas (20 mulheres) “conhecimentos e ferramentas” para prestarem aos dependentes (idosos, deficientes e crianças) “um melhor serviço”, explicou o autarca.

A formação, com duração de seis meses, incluindo a parte prática no contexto laboral, é uma iniciativa do MFIS, financiada pela cooperação espanhola e que tem como parceiros o Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), a câmara do Porto Novo e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que ministra o curso.

Também, para Rosária Almeida, técnica da Direcção-geral da Inclusão Social, que coordena o Plano Nacional de Cuidados, está-se perante “uma formação muito importante” que visa “empoderar economicamente as mulheres”, mas também criar as condições para a prestação de um serviço de qualidade aos idosos e outros dependentes.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos