Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Brava: Presidente da câmara diz que ganhos em 29 anos do município são “visíveis e significativos”

Nova Sintra, 23 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, considerou hoje que desde 1992, ano em que foi criado o município, os ganhos são “visíveis e significativos”.

Em entrevista à Inforpress, o autarca acentuou que os ganhos são “incontestáveis, incontornáveis e significativos” em todas as áreas.

Segundo a mesma fonte, em 1992, a situação da ilha era “precária” em quase todos os sectores, relembrando que a cobertura eléctrica era apenas numa parte da actual cidade de Nova Sintra e numa pequena parte de Nossa Senhora do Monte que, na altura, ainda não era vila.

Além da energia eléctrica, o edil destacou também as melhorias no abastecimento da água, que na época era feito por uma rede de chafarizes, realçando que, agora, todos já se encontram encerrados, uma vez que a ligação domiciliar da água já chegou a todas as localidades.

Francisco Tavares falou dos ganhos alcançados na área das telecomunicações, arruamentos, sistema de recolha de resíduos sólidos, entre outros.

Apontou os arruamentos que foram feitos e os que estão a ser feitos, bem como a construção da estrada de ligação da Vila de Nova Sintra a Nossa Senhora do Monte e da requalificação do Centro Histórico de Nova Sintra.

A saúde e a questão social mereceram destaque, principalmente na área da reabilitação de habitações, construção de casas de banho, “grande número de apoios” para a saúde e transferências de doentes, vinda de especialistas mensalmente e melhorias de condições de vida e de muitas famílias, entre outras.

Entretanto, Francisco Tavares disse estar consciente de que ainda falta resolver algumas questões, apontando a ligação da Brava com as outras ilhas, principalmente, uma ligação diária e a qualquer momento com a ilha do Fogo embora, salientou, da época até agora tenha havido uma “grande melhoria”.

Na área da Educação destacou que, na época, a ilha não tinha liceu e “poucos estudavam, porque, muitos pais não conseguiam enviar os seus filhos à Cidade da Praia” para continuarem os seus estudos.

Mas, a partir de 1995, começou a funcionar o liceu, que segundo o mesmo, foi uma iniciativa da câmara municipal em parceria com o Ministério da Educação que permitiu aos estudantes continuarem os seus estudos. Até jardins infantis que não existiam, hoje, já existe uma rede.

Ainda na área de Educação, o presidente da Câmara Municipal da Brava destacou o transporte escolar que é assegurado a 100 por cento (%) pela câmara municipal a todos os alunos e adiantou que a autarquia beneficia jovens com formação após o ensino secundário, apontando também uma “certa dinâmica” para as formações profissionais ministradas na ilha, mesmo sem um pólo de formação.

Para a questão da água e desenvolvimento dos sectores primários, o autarca acentuou que a construção da dessalinizadora na localidade de Furna resolverá a problemática da água, que consequentemente vai trazer ganhos para a agricultura, pecuária e outras áreas.

Francisco Tavares reconheceu que a pandemia afectou “claramente” toda a actividade económica da ilha, toda a dinâmica da infra-estruturação por parte da autarquia, mas disse estar esperançado de que no próximo ano tudo volte à normalidade.

Neste quesito, aproveitou para deixar uma palavra de “muito apreço e de reconhecimento” pelo “papel fundamental” que os emigrantes tiveram no suporte aos familiares na Brava durante este período, assim como, das obras “estruturantes” que o Governo tem em curso, o que diminuiu a taxa de desemprego, entre outros programas assinados com a autarquia que tem permitido ultrapassar esta situação com um pouco mais de alívio.

“Falar do município da Brava, hoje em dia, é falar de ganhos constantes e significativos ao longo dos anos”, concluiu Francisco Tavares.

MC

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos