Cidade da Praia, 10 Dez (Inforpress) – A presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género (ACLCVBG), Vicenta Fernandes, destacou hoje a importância de se actuar na prevenção contra esse flagelo que tem afectado a sociedade no país.
Vicenta Fernandes fez esta declaração à imprensa, à margem da marcha pela paz e a não violência contra mulheres e meninas, que aconteceu hoje na Cidade da Praia.
Conforme explicou, o balanço da marcha é positivo, mas é preciso considerar “que é realmente positivo” quando se conseguir erradicar a violência, promovendo a paz e a segurança.
“A nossa acção é agir na prevenção, por isso estamos aqui com os adolescentes e jovens para trabalharmos na prevenção, porque caso contrário não poderemos combater VBG mais tarde”, indicou.
Por outro lado, afirmou também que este tipo de actividade é essencial para esta luta, apontando que a ACLCVBG tem feito tudo aquilo que está ao alcance da organização, principalmente na questão da sensibilização como forma de atingir os objectivos.
“Sabemos que não é fácil, entretanto, se cada um fazer sua parte, teremos paz e segurança no país”, realçou Vicenta Fernandes.
Esta iniciativa é da ACLCVBG em parceria com a Rede de Mulheres Paz e Segurança da CEDEAO e escolas secundárias da Praia e, encerra a campanha “16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
A marchar silenciosa, que incidiu sobre a paz, teve a concentração na rotunda Homem de Pedra e terminou no Platô. Contou com a presença de associações, escolas secundárias da capital, polícia nacional e rede de mulheres da paz e segurança da CEDEAO.
A campanha 16 dias de Activismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que terminou hoje, este ano aconteceu sob o tema “Pinte o Mundo de Laranja: Geração Igualdade contra a Violência Sexual!”
HR/CP
Inforpress/Fim