Presidente da Assembleia Nacional diz ser uma “honra” receber em audiência novo encarregado dos Negócios do Luxemburgo

Cidade da Praia, 13 Out (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, disse hoje ser uma “honra” receber em visita de cortesia o novo encarregado dos Negócios da Embaixada do Luxemburgo na Praia Thomas Barbancey.

Segundo Jorge Santos, em declaração à imprensa, à margem do encontro com Thomas Barbancey, o Grão Ducado do Luxemburgo é um país que uma “excelente cooperação” com Cabo Verde, há mais de 30 anos e que abrange vários sectores, desde Educação, Saude, Água, Saneamento e Electrificação, além da área financeira.

“Hoje, a cooperação económica é uma das grandes prioridades… a nível dos investimentos por parte dos luxemburgueses”, afirmou o presidente da Assembleia Nacional (A N), acrescentando que Cabo Verde nutre uma “grande confiança” por aquele país europeu.

Disse, ainda, que o arquipélago, no quadro da União Europeia, está a construir uma “parceria especial” com o Luxemburgo, um país, acrescentou, não tem grandes dimensões em termos territoriais, mas grande em termos empresariais.

Lembrou que o Parlamento cabo-verdiano tem uma “excelente cooperação” com o seu congénere luxemburguês e prova disso é o projecto de instalação de um parque fotovoltaico em curso, o qual, de acordo com Jorge Santos, “vai diminuir a factura de energia da Assembleia Nacional em quase 40% (por cento).

“A partir do próximo mês, todo o Palácio da Assembleia estará a ser servido por parque fotovoltaico de 120 quilowatts que vai ajudar grandemente na gestão do Palácio”.

Na ocasião, anunciando ainda, que os novos investimentos em matéria de transportes serão em viaturas eléctricas.

Garantiu que vão inaugurar uma estação de tomada de energia eléctrica na Assembleia Nacional, para servir não só as viaturas da instituição, mas também para todos aqueles que colaboram com o Parlamento cabo-verdiano.

Neste momento, Luxemburgo tem um programa indicativo de cooperação com Cabo Verde que ascende a 70 milhões de euros.

“Luxemburgo é um parceiro de todas as horas, portanto, não só no domínio da cooperação bilateral, mas também no quadro multilateral, a nível da União Europeia”, indicou Jorge Santos.

Por sua vez Thomas Barbancey disse aos jornalistas que durante o encontro com Jorge Santos pôde constatar que ele é um “grande amigo do Luxemburgo” e que tem um “profundo conhecimento” sobre a cooperação bilateral do seu país com Cabo Verde.

“Passámos em revista as excelentes relações entre os nossos dois países, tanto no presente, como no futuro”, precisou o diplomata luxemburguês, acrescentando que se encontra em Cabo Verde para dar continuidade a esta cooperação.

LC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos