Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidente chinês anuncia novo fundo para proteger a biodiversidade nos países em desenvolvimento

Beijing, 12 Out (Inforpress) – O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje a criação pela China do Fundo de Biodiversidade de Kunming no valor de 1,5 bilhão de yuans (cerca de 233 milhões de dólares americanos) para proteger a biodiversidade nos países em desenvolvimento.

O fundo será usado para apoiar a protecção da biodiversidade nos países em desenvolvimento, disse Xi durante a cúpula dos líderes da 15ª reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade COP15, via videoconferência em Beijing.

Justificando que a pandemia da covid-19 lançou uma sombra sobre o desenvolvimento global e agravou os desafios para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o chefe de Estado chinês justificou que os países em desenvolvimento face às tarefas duplas de recuperação económica e protecção ambiental “precisam de ajuda e apoio de todos”.

“Precisamos fortalecer a solidariedade para superar as dificuldades e permitir que as pessoas de todos os países se beneficiem mais e de forma mais justa dos resultados do desenvolvimento e de um ambiente saudável, de modo a construir uma pátria de desenvolvimento comum para todos os países”, disse ele.

A China fez um progresso “notável” na construção de uma civilização ecológica, incluindo a protecção da vida selvagem, disse Xi, citando a recente aventura dos elefantes errantes pela província de Yunnan, no sudoeste da China.

O Presidente chinês disse ainda que o seu país tem em curso o estabelecimento de um sistema de áreas protegidas com os parques nacionais como seu esteio, acrescentando que as áreas de maior importância para o ecossistema natural, e com as paisagens naturais mais singulares, o patrimônio natural mais valioso e a maior biodiversidade reserva será incluída no sistema.

Com uma área de terra protegida de 230.000 quilômetros quadrados, o primeiro lote de parques nacionais da China abriga quase 30% das principais espécies de vida selvagem terrestre encontradas no país, disse Xi.

O estadista acrescentou ainda que a China começou também a construir um sistema de jardins botânicos nacionais em lugares como Beijing e Guangzhou.

“A China continuará a avançar no progresso ecológico, permanecerá comprometida com a implementação da nova filosofia de desenvolvimento, enfatizando o desenvolvimento inovador, coordenado, verde e aberto para todos e construirá uma bela China”, prometeu.

“Estamos vivendo em uma era repleta de desafios e cheia de esperanças. Enquanto prosseguirmos com perseverança, um futuro brilhante aparecerá”, concluiu Xi Jinping.

Inforpress/Xinhua

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos