Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Presidências’2021: Superintendente da Igreja do Nazareno David Araújo diz que é possível haver uma segunda volta

Cidade da Praia, 17 Out (Inforpress) – O superintendente da Igreja do Nazareno, David Araújo, votou hoje no Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, onde, à saída, afirmou acreditar que é “bem possível” haver uma segunda volta.

Em declarações à Inforpress, David Araújo, que exerceu o seu direito de voto por volta de 15:32, sustentou que hoje é um dia muito importante para o País e que espera a participação cívica dos cabo-verdianos, a fim de dotar o país de uma “democracia efectiva e plena”.

“Estamos numa fase de desenvolvimento do nosso País e já tem alguns anos como sendo um arquipélago independente, espero que a participação das pessoas seja cada vez melhor e de qualidade”, disse Araújo.

O responsável da Igreja Nazarena em Cabo Verde disse que a partir da observação feita, acredita que é “bem possível haver uma segunda volta” para a escolha do próximo Presidente da República.

O superintendente ressaltou que os governantes são escolhidos para servirem o bem comum e que, portanto, todos devem participar como protagonistas na escolha, por ser uma forma que as pessoas têm para também exercerem o poder através daqueles que escolheram.

Nesta que é a mais concorrida eleição presidencial no arquipélago, um dos sete candidatos – Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro – será eleito este domingo como o quinto chefe de Estado cabo-verdiano, depois de Aristides Pereira (1975/1991), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001), Pedro Pires (2001 – 2011) e Jorge Carlos Fonseca, desde 2011.

Caso nenhum candidato consiga a maioria dos votos neste domingo, a segunda volta, com os dois mais votados, está agendada para 31 de Outubro.

No total, estão inscritos 398.864 eleitores – 342.777 no território nacional e 56.087 no conjunto dos países que integram a diáspora, que dispõem de 1.053 mesas de voto nos círculos nacionais e 243 no estrangeiro.

As eleições estão a ser acompanhadas por 104 observadores internacionais, sendo 71 da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 30 da União Africana e três dos EUA.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

AT/DR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos